A UNICIDADE CORPO E MENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA

Autores

  • Vinícius da Silveira Professor de Educação Física e mestrando do Programa de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense - PPGE/UNIPLAC – Lages-SC.
  • Marina Patrício de Arruda Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Pós-doutoranda em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS.
  • Carmen Lucia Fornari Diez Professora associada da Universidade Federal do Paraná – UFPR, mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP com pós-doutorados em Filosofi a pelas Universidade Carlos III de Madrid e a Universidade de Barcelona, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v9i1.75235

Palavras-chave:

Corpo e Mente. Complexidade. Educação Física. Educação Filosófi ca.

Resumo

O objetivo desse artigo foi refl etir sobre a unicidade entre corpo e mente
no campo da Educação Física como possibilidade para uma educação
fi losófi ca. Apresentamos como enfoque principal, conceitos que contribuem
para a visão desta unicidade, articulando conhecimentos e saberes,
que na trajetória da humanidade passaram por diferentes concepções.
A refl exão aqui proposta encaminha a necessidade de ensinamento
crítico que para além das práticas corporais reducionistas e simplifi -
cadoras, de caráter higienista, direcione um pensamento crítico, para
um contínuo desenvolvimento e crescimento do ser humano integral.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

da Silveira, V., de Arruda, M. P., & Diez, C. L. F. (2020). A UNICIDADE CORPO E MENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA. Revista Do NESEF, 9(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v9i1.75235