ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PROBLEMA FILOSÓFICO
Resumo
Este artigo problematiza as possibilidades e os limites do uso das tecnologias
digitais no processo de ensino e aprendizagem da Filosofi a
no ensino médio, objetivando analisar a viabilidade da aprendizagem
fi losófi ca mediada pela tecnologia digital. A metodologia de pesquisa
utilizada para coleta de dados foi a observação participante, tendo,
como recurso metodológico, a pesquisa qualitativa. Foram realizadas
observações das aulas de um professor de Filosofi a em escola pública
estadual do município de Curitiba-PR por um licenciando de Filosofi a,
participante de um projeto de iniciação científi ca, sob orientação de um
pesquisador na área de educação e novas tecnologias. Os resultados
evidenciam que o ensino de Filosofi a pode ser mediado por ferramentas
tecnológicas digitais, envolvendo os sujeitos do processo de ensino e
aprendizagem nos temas fi losófi cos. A utilização das tecnologias digitais torna-se um desafi o propriamente fi losófi co, uma vez que sua inserção no processo de ensino e aprendizagem pode modifi car o conteúdo e a forma do fazer fi losófi co, o que é, em si mesmo, um problema fi losófi co.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v9i1.75231