Open Journal Systems

ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PROBLEMA FILOSÓFICO

Fábio Antonio Gabriel, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Arthur Silva Araújo

Resumo


Este artigo problematiza as possibilidades e os limites do uso das tecnologias
digitais no processo de ensino e aprendizagem da Filosofi a
no ensino médio, objetivando analisar a viabilidade da aprendizagem
fi losófi ca mediada pela tecnologia digital. A metodologia de pesquisa
utilizada para coleta de dados foi a observação participante, tendo,
como recurso metodológico, a pesquisa qualitativa. Foram realizadas
observações das aulas de um professor de Filosofi a em escola pública
estadual do município de Curitiba-PR por um licenciando de Filosofi a,
participante de um projeto de iniciação científi ca, sob orientação de um
pesquisador na área de educação e novas tecnologias. Os resultados
evidenciam que o ensino de Filosofi a pode ser mediado por ferramentas
tecnológicas digitais, envolvendo os sujeitos do processo de ensino e
aprendizagem nos temas fi losófi cos. A utilização das tecnologias digitais torna-se um desafi o propriamente fi losófi co, uma vez que sua inserção no processo de ensino e aprendizagem pode modifi car o conteúdo e a forma do fazer fi losófi co, o que é, em si mesmo, um problema fi losófi co.


Palavras-chave


Ensino da Filosofi a. Ensino médio. Tecnologias digitais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v9i1.75231