EDUCAÇÃO FILOSÓFICA NA INFÂNCIA: ELEMENTOS PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Raquel Aline Zanini Universidade Federal do Paraná
  • Geraldo Balduino Horn Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70928

Palavras-chave:

Infância, Educação filosófica, Ensino de filosofia

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca de elementos importantes
para se instaurar uma prática de fi losofi a no ensino fundamental. Para
tanto, parte da problematização da compreensão dos sujeitos desse pro-cesso: as crianças e da concepção de fi losofi a, evidenciando que o papel
do(a) professor(a) no processo de ensino, o reconhecimento da sobera-nia da criança que brinca e sua relação com a história são fundamentais
para proporcionar a elas uma educação fi losófi ca, que está vinculada ao
reconhecimento da razão como possibilidade de refl exão crítica e trans-formação da realidade. Por isso parte do questionamento, da exposição
dos carecimentos do cotidiano, chega à filosofia e reconhece suas distintas
vertentes como possibilidade de fazer refl etir sobre um modo de vida.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Zanini, R. A., & Horn, G. B. (2019). EDUCAÇÃO FILOSÓFICA NA INFÂNCIA: ELEMENTOS PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA. Revista Do NESEF, 8(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70928