Open Journal Systems

EDUCAÇÃO FILOSÓFICA NA INFÂNCIA: ELEMENTOS PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA

Raquel Aline Zanini, Geraldo Balduino Horn

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir acerca de elementos importantes
para se instaurar uma prática de fi losofi a no ensino fundamental. Para
tanto, parte da problematização da compreensão dos sujeitos desse pro-cesso: as crianças e da concepção de fi losofi a, evidenciando que o papel
do(a) professor(a) no processo de ensino, o reconhecimento da sobera-nia da criança que brinca e sua relação com a história são fundamentais
para proporcionar a elas uma educação fi losófi ca, que está vinculada ao
reconhecimento da razão como possibilidade de refl exão crítica e trans-formação da realidade. Por isso parte do questionamento, da exposição
dos carecimentos do cotidiano, chega à filosofia e reconhece suas distintas
vertentes como possibilidade de fazer refl etir sobre um modo de vida.


Palavras-chave


Infância; Educação filosófica; Ensino de filosofia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70928