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O FILOSOFAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO

Darcísio Natal Muraro, Claudiney José de Sousa

Resumo


Este trabalho analisa a concepção de Comunidade de Investigação
que embasa a ideia de fi losofi a para Criança de Matthew Lipman.
O estudo foca em dois aspectos complementares da experiência de
comunidade: a atividade do pensamento crítico-refl exivo na recons-trução criativa dos conceitos e, dependente disso, a prática de valores
éticos e políticos. A comunidade tem como base um ethosda investi-gação guiado por princípios como problematização, argumentação,
crítica e criatividade. Outra base fundamental é o ethosdo diálogo,
pautado na interação das diferentes perspectivas dos falantes, no
respeito, na solidariedade, no pensar com o outro, com o diferente,
em torno do que é comum. Assim, o ethosda comunidade é o ethosda
democracia. A transformação de uma sala de aula convencional em
uma Comunidade de Diálogo e Investigação implica na criação de
uma experiência de pensamento a partir do interesse dos alunos por
questões fi losófi cas que os afetam radicalmente na condição humana.
O trabalho segue a metodologia de análise fi losófi ca de conceitos e
tem caráter qualitativo e bibliográfico.


Palavras-chave


Filosofia. Pensar. Comunidade de Investigação. Diálogo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v8i2.70924