CUIDADO DO SER EM FREIRE: DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO SER MAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Cláudia Soave Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS)
  • Simone Côrte Real Barbieri Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS)
  • Geraldo Antonio da Rosa Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v7i2.63790

Palavras-chave:

Educação, cuidado do ser, vocação ontológica e ética.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender a concepção da dimensão ontológica freireana pensada a partir de algumas relações da constituição subjetiva: primeiramente em sua relação com o cuidado do ser; e, posteriormente, como vocação ontológica do ser mais. A partir da obra Pedagogia da Autonomia foi possível identificar e interpretar as inter-relações presentes entre o cuidado do ser e sua dimensão ética. Transitando pela leitura exploratória das obras do autor Pedagogia do Oprimido, Educação como Prática da Liberdade e Ação Cultural para a Liberdade, percebemos a educação como condição necessária para o homem que se transforma, por sua ação reflexiva, e que quer vir a ser mais. Finalizaremos discutindo a educação como condição necessária para oportunizar a superação de uma posição passiva do estar objeto para uma postura de ser, responsável por sua própria existência.

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Publicado

2018-12-10

Como Citar

Soave, C., Barbieri, S. C. R., & da Rosa, G. A. (2018). CUIDADO DO SER EM FREIRE: DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO SER MAIS NA EDUCAÇÃO. Revista Do NESEF, 7(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v7i2.63790