Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: Filosofia/UFSM: dispositivo de práticas docentes.

Autores

  • Tatiana de Mello Ribeiro Licenciada em Filosofia pela UFSM/RS e Mestra em Educação pela mesma instituição.
  • Elisete M. Tomazetti Professora do PPGE, UFSM e orientadora da dissertação.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54831

Palavras-chave:

PIBID-Filosofia, Dispositivo, Práticas docentes.

Resumo

O presente artigo visa socializar e discutir os resultados da pesquisa de mestrado, realizada no ano de 2012, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na qual se investigou, através de entrevistas com bolsistas/formandos do curso de Licenciatura em Filosofia da UFSM, o movimento produzido pelo Programa de Ensino Pesquisa e Extensão do Governo Federal, chamado Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), objetivando, assim, compreender como o referido Programa constituiu-se em dispositivo produtor de práticas discursivas acerca do ensino de Filosofia. O intuito é apresentar como os entrevistados concebem o PIBID-Filosofia e as narrativas acerca de suas práticas teóricas, ou seja, suas concepções de Filosofia e de seu ensinar.

 

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Ribeiro, T. de M., & Tomazetti, E. M. (2017). Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: Filosofia/UFSM: dispositivo de práticas docentes. Revista Do NESEF, 1(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54831