Open Journal Systems

O diálogo nas aulas de filosofia no ensino médio.

Cleder Mariano Belieri

Resumo


Neste trabalho, será analisada uma situação de aprendizagem em busca de evidências sobre o papel do diálogo como princípio educativo nas aulas de Filosofia. Os dados analisados foram obtidos por meio de um experimento didático, desenvolvido com os alunos do 3º ano do ensino médio de um colégio estadual do Paraná, que tinha como objetivo a localização de princípios didáticos para o ensino de Filosofia. Observou-se, por meio da análise, que as situações dialógicas, quando mediadas pelo conceito filosófico, permitem ao professor acompanhar o nível de pensamento do aluno em relação ao conteúdo de ensino, encaminhar e reencaminhar suas ações para que a atenção esteja dirigida para o conceito filosófico e a reordenação das operações mentais do aluno.


Palavras-chave


Diálogo; Ensino; Filosofia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54830