Open Journal Systems

Uma experiência metodológica de estudos no ensino de filosofia no ensino médio

David Velanes de Araújo, Angela Maria Costa

Resumo


Este estudo teve o objetivo de socializar a experiência metodológica de um grupo de estudos filosóficos sobre a condição humana em uma escola pública de Belo Horizonte-MG. Nas reuniões, foi adotado o método dialógico, que é o método socrático por excelência,  o que melhor se adequa para o ensino de filosofia, visto que é pelo diálogo que se problematiza, se gera reflexão e construção de conceitos sobre a realidade humana. Apesar de várias dificuldades encontradas, constatou-se o engajamento do pensamento crítico e conscientização dos educandos sobre a condição humana. O melhor resultado alcançando nesta experiência foi o de que o estudante da educação básica pode reconhecer que os obstáculos na vida são aspectos da condição humana e que precisam ser superados com determinação.

 


Palavras-chave


Ensino; Metodologia; Filosofia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54829