Uma experiência metodológica de estudos no ensino de filosofia no ensino médio

Autores

  • David Velanes de Araújo Professor de Filosofia na Secretária de Educação do Estado de Minas Gerais.
  • Angela Maria Costa Professora de Arte da Secretária de Educação do Estado de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54829

Palavras-chave:

Ensino, Metodologia, Filosofia.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de socializar a experiência metodológica de um grupo de estudos filosóficos sobre a condição humana em uma escola pública de Belo Horizonte-MG. Nas reuniões, foi adotado o método dialógico, que é o método socrático por excelência,  o que melhor se adequa para o ensino de filosofia, visto que é pelo diálogo que se problematiza, se gera reflexão e construção de conceitos sobre a realidade humana. Apesar de várias dificuldades encontradas, constatou-se o engajamento do pensamento crítico e conscientização dos educandos sobre a condição humana. O melhor resultado alcançando nesta experiência foi o de que o estudante da educação básica pode reconhecer que os obstáculos na vida são aspectos da condição humana e que precisam ser superados com determinação.

 

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

de Araújo, D. V., & Costa, A. M. (2017). Uma experiência metodológica de estudos no ensino de filosofia no ensino médio. Revista Do NESEF, 1(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54829