Open Journal Systems

O ensino de filosofia e a prática "pictuliterária" percebendo o que pode um texto e a arte. (Deleuze & Guattari& Kafka)

Paulo Roberto Schneider

Resumo


O presente artigo, pretende apresentar uma proposição sintética sobre os aspectos de um possível agenciamento filosófico-literário para o ensino de filosofia, por meio de expressões da arte. Para tanto, serão mostrados os resultados da prática de oficinas de “pictuleituras” (pinturas, literatura/leituras e pinturas) e de debates (leituras e conceitos) por meio de café filosófico a partir do contato dos estudantes da Educação Básica do Instituto Federal do Paraná, Campus de Umuarama-PR e do Colégio SESI de Francisco Beltrão-PR com a obra A Metamorfose (1997), de Franz Kafka (1883-1924). A partir da leitura da obra kafkaniana pretende-se elucidar também aspectos conceituais da filosofia de Gilles Deleuze (1925-1995) e Felix Guattari (1930-1992) o que permitiu, mais facilmente, pensar uma possibilidade didática no ensino de Filosofia por meio de expressões da arte (cinema, literatura, artes visuais, música e teatro).

 


Palavras-chave


Agenciamento; Ensino de Filosofia; Literatura.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54827