O ensino de filosofia e a prática "pictuliterária" percebendo o que pode um texto e a arte. (Deleuze & Guattari& Kafka)

Autores

  • Paulo Roberto Schneider Mestrando em Filosofia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54827

Palavras-chave:

Agenciamento, Ensino de Filosofia, Literatura.

Resumo

O presente artigo, pretende apresentar uma proposição sintética sobre os aspectos de um possível agenciamento filosófico-literário para o ensino de filosofia, por meio de expressões da arte. Para tanto, serão mostrados os resultados da prática de oficinas de “pictuleituras” (pinturas, literatura/leituras e pinturas) e de debates (leituras e conceitos) por meio de café filosófico a partir do contato dos estudantes da Educação Básica do Instituto Federal do Paraná, Campus de Umuarama-PR e do Colégio SESI de Francisco Beltrão-PR com a obra A Metamorfose (1997), de Franz Kafka (1883-1924). A partir da leitura da obra kafkaniana pretende-se elucidar também aspectos conceituais da filosofia de Gilles Deleuze (1925-1995) e Felix Guattari (1930-1992) o que permitiu, mais facilmente, pensar uma possibilidade didática no ensino de Filosofia por meio de expressões da arte (cinema, literatura, artes visuais, música e teatro).

 

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Schneider, P. R. (2017). O ensino de filosofia e a prática "pictuliterária" percebendo o que pode um texto e a arte. (Deleuze & Guattari& Kafka). Revista Do NESEF, 1(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54827