Ensinando adolescentes a ensinar filosofia: apontamentos reflexivos.
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre o ensino de filosofia a partir de um minicurso ofertado a 20 estudantes de ensino médio, adolescentes, matriculadas no curso de formação de docentes de uma escola pública do Estado do Paraná. Este minicurso foi proposto e desenvolvido como uma das atividades integrantes do programa de formação continuada dos professores do Estado do Paraná (PDE) compreendendo o biênio 2012-2013. O texto traz uma discussão sobre o ensino de filosofia a partir das atividades desenvolvidas neste minicurso. Destaca aspectos que podem contribuir para a melhoria da práxis profissional docente do professor de filosofia com reflexos positivos nas práticas de ensino-aprendizagem. Conclui pela defesa da centralidade da pesquisa como elemento fundante e principal da práxis profissional educativa e aponta alguns de seus desafios contemporâneos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54826