Ensinando adolescentes a ensinar filosofia: apontamentos reflexivos.

Autores

  • Daniel Soczek Professor da Rede Estadual de Educação do Paraná e do Grupo UNINTER.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54826

Palavras-chave:

Metodologia do Ensino de Filosofia, PDE, Pesquisa.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre o ensino de filosofia a partir de um minicurso ofertado a 20 estudantes de ensino médio, adolescentes, matriculadas no curso de formação de docentes de uma escola pública do Estado do Paraná. Este minicurso foi proposto e desenvolvido como uma das atividades integrantes do programa de formação continuada dos professores do Estado do Paraná (PDE) compreendendo o biênio 2012-2013. O texto traz uma discussão sobre o ensino de filosofia a partir das atividades desenvolvidas neste minicurso. Destaca aspectos que podem contribuir para a melhoria da práxis profissional docente do professor de filosofia com reflexos positivos nas práticas de ensino-aprendizagem. Conclui pela defesa da centralidade da pesquisa como elemento fundante e principal da práxis profissional educativa e aponta alguns de seus desafios contemporâneos.

 

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Soczek, D. (2017). Ensinando adolescentes a ensinar filosofia: apontamentos reflexivos. Revista Do NESEF, 1(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.54826