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Da especificidade da filosofia ao seu ensino

Antonio Edmilson Paschoal

Resumo


Este artigo reúne algumas considerações sobre a primeira das “habilidades e competências” esperadas de um formando de filosofia no Brasil, segundo as “Diretrizes curriculares para os cursos de Filosofia”, a saber, a “capacitação para um modo especificamente filosófico de formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento”. O objetivo é demarcar significados da expressão “modo especificamente filosófico” que permitam iniciar uma reflexão sobre metodologias do ensino de filosofia. A hipótese que norteia este trabalho é que na filosofia existe uma imbricação necessária entre conteúdo e método, e não apenas porque nela o conteúdo é o método em movimento, mas porque ela mesma pode ser entendida como um método, na medida justamente em que se configura como um modo específico de apresentar problemas e soluções.


Palavras-chave


Filosofia; Ensino da Filosofia; Metodologia do Ensino da Filosofia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v3i3.54665