Da especificidade da filosofia ao seu ensino

Autores

  • Antonio Edmilson Paschoal Doutor em Filosofia (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, pesquisador do CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v3i3.54665

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino da Filosofia, Metodologia do Ensino da Filosofia.

Resumo

Este artigo reúne algumas considerações sobre a primeira das “habilidades e competências” esperadas de um formando de filosofia no Brasil, segundo as “Diretrizes curriculares para os cursos de Filosofia”, a saber, a “capacitação para um modo especificamente filosófico de formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento”. O objetivo é demarcar significados da expressão “modo especificamente filosófico” que permitam iniciar uma reflexão sobre metodologias do ensino de filosofia. A hipótese que norteia este trabalho é que na filosofia existe uma imbricação necessária entre conteúdo e método, e não apenas porque nela o conteúdo é o método em movimento, mas porque ela mesma pode ser entendida como um método, na medida justamente em que se configura como um modo específico de apresentar problemas e soluções.

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Paschoal, A. E. (2017). Da especificidade da filosofia ao seu ensino. Revista Do NESEF, 3(3). https://doi.org/10.5380/nesef.v3i3.54665