Educação e Agir Comunicativo em Habermas
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v2i2.54557Palavras-chave:
Agir Comunicativo; Educação; Ética.Resumo
A filosofia de Habermas, desenvolvida a partir da teoria do agir comunicativo,
proporcionanos uma base teórica de reflexão, de uma educação racional e crítica tendo como princípio o discurso como o elemento caracterizador do processo de busca da verdade e da construção do saber filosófico e pedagógico como conhecimentos partilhados. A educação é um processo de socialização comunicativa e de autoorganização dos sujeitos. O agir comunicativo é uma atitude reflexiva e é também concebido como abertura de oportunidades para o entendimento abrangente, não restritivo da ação com referência ao mundo objetivo, social, subjetivo e postula a emancipação, verdade, correção, autenticidade.
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Publicado
2017-08-29
Como Citar
Tesser, G. J. (2017). Educação e Agir Comunicativo em Habermas. Revista Do NESEF, 2(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v2i2.54557
Edição
Seção
Artigos