n. 40 - AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO REUNI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72648

Palavras-chave:

Educação e Estado. Educação Superior. Reforma do Ensino Superior

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que vigorou entre os anos de 2007 a 2012, tendo sido instituído por meio do Decreto nº 6.096/2007. Considerando que a implementação do programa assumiu contornos distintos em cada instituição, este trabalho investigou o processo de implementação do Reuni e seus resultados, avaliando o contexto e o desenvolvimento do programa. Trata-se de pesquisa de natureza bibliográfica e documental, na qual, foram analisados os resultados alcançados por três universidades federais. As conclusões apontam um esforço das instituições no sentido de se adequarem às propaladas orientações. Assim, o contexto do Reuni caracteriza-se como um período que trouxe uma dinâmica de expansão às universidades federais, proporcionando um incremento no orçamento com prazo pré-determinado, elevando-se o número de alunos, de cursos, e a infraestrutura das universidades federais. No entanto, findado o período programado, cessaram as verbas destinadas ao programa, e o orçamento das instituições vem sofrendo drásticos cortes e contingenciamentos, ano após ano.

Biografia do Autor

Edevania Trevizan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

Doutora em educação pela Universidade Estadual Paulista/Unesp/Marília

Julio Cesar Torres, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto.

Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) Unesp/ São José do Rio Preto-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marília

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Trevizan, E., & Torres, J. C. (2020). n. 40 - AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO REUNI. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72648

Edição

Seção

Artigos