n. 40 - AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO REUNI
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72648Palavras-chave:
Educação e Estado. Educação Superior. Reforma do Ensino SuperiorResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que vigorou entre os anos de 2007 a 2012, tendo sido instituído por meio do Decreto nº 6.096/2007. Considerando que a implementação do programa assumiu contornos distintos em cada instituição, este trabalho investigou o processo de implementação do Reuni e seus resultados, avaliando o contexto e o desenvolvimento do programa. Trata-se de pesquisa de natureza bibliográfica e documental, na qual, foram analisados os resultados alcançados por três universidades federais. As conclusões apontam um esforço das instituições no sentido de se adequarem às propaladas orientações. Assim, o contexto do Reuni caracteriza-se como um período que trouxe uma dinâmica de expansão às universidades federais, proporcionando um incremento no orçamento com prazo pré-determinado, elevando-se o número de alunos, de cursos, e a infraestrutura das universidades federais. No entanto, findado o período programado, cessaram as verbas destinadas ao programa, e o orçamento das instituições vem sofrendo drásticos cortes e contingenciamentos, ano após ano.
Referências
CHAVES, Vera Lucia Jacob; MENDES, Odete da Cruz. Reuni - o contrato de gestão na reforma da educação superior pública. XXIV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, 2009. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio2009/352.pdf. Acesso em: 04 agos. 2019.
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas de expansão da educação superior no Brasil e a modalidade EAD. In: MANCEBO, Deise; SILVA JUNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, João Ferreira. (orgs). Reformas e políticas: educação superior e pós-graduação no Brasil. Campinas, São Paulo: Alínea, 2008. p. 97-115.
FERREIRA, Suely; OLIVEIRA, João Ferreira de. As reformas da educação superior no Brasil e na União Europeia e os novos papeis das universidades públicas. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, p. 50-67, jan./dez. 2010.
FERREIRA, Suely; OLIVEIRA, João Ferreira de. Expansão, interiorização e alterações nas universidades federais no contexto do desenvolvimentismo. In: FERREIRA, Suely; OLIVEIRA, João Ferreira de (Orgs). Universidades públicas: mudanças, tensões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. p. 17-56.
LIMA, Kátia. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.
LUCENA, Mycarla Miria Araujo de; CABRAL, Carla Giovana. Educação CTS nos bacharelados interdisciplinares em ciência e tecnologia na região nordeste do Brasil. In:
VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.rio2015.esocite.org.br/site/anaisarquivoresumo?MODALIDADE=6#M. Acesso em: 24 abr. 2019.
MANCEBO, Deise. Diversificação do ensino superior no Brasil e qualidade acadêmicocrítica. In: OLIVEIRA, João Francisco de; CATANI, Afrânio Mendes; SILVA JUNIOR, João dos Reis. (orgs). Educação superior no Brasil: em tempos de internacionalização. São Paulo: Xamã, 2010. p. 37-53
MANCEBO, Deise; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, João Ferreira de. Políticas, Gestão e direito a educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção. Acta Scientiarum. Education, Maringá, PR, v. 40, n. 1, e37669, jan/mar, 2018.
MÉSZÁROS, István. Trad. Isa Tavares. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
OLIVEIRA, João Ferreira de. A reestruturação da educação superior no Brasil e o processo de metamorfose das universidades federais: o caso da Universidade Federal de Goiás (UFG). 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
RISTOFF, Dilvo. Educação Superior no Brasil 10 anos pós LDB: da expansão à democratização. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira de; MOROSINI, Marília. (orgs). Educação Superior no Brasil 10 anos pós LDB. Brasília - DF: INEP, 2008. p. 39-50.
SANTOS, Boaventura de Souza. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2011.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Expansão do ensino superior: contexto, desafios e possibilidades. Avaliação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, jul. 2009, p. 253-266.
SILVA JUNIOR, João dos Reis. Reforma do Estado e da educação no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002.
SILVA JUNIOR, João dos Reis. Reformas do Estado e da educação e as políticas públicas para a formação de professores a distância: implicações políticas e teóricas. Rev. Bras. Educ. n. 24 Rio de Janeiro, p. 78-94, set./dez. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.