NEOLIBERALISMO E POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO ARTIGO 170 EM SANTA CATARINA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95912

Palabras clave:

artigo 170, educação superior, neoliberalismo

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a criação da política de recurso financeiro concedido em forma de bolsa de estudos na educação superior instituída pelo artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina, sob o aspecto do desenvolvimento da racionalidade neoliberal, por meio dos processos legislativos que lhe deram origem. O estudo relata tais processos, aborda as características e a atuação lógica normativa da racionalidade neoliberal pela perspectiva de Pierre Dardot e Christian Laval (2016) e, por fim, avalia a prática neoliberal nos processos legislativos. Considerando a natureza controversa do campo educacional, se questiona a atuação do Estado na contribuição da mercantilização da educação. O estudo possui abordagem qualitativa e fins descritivos, uma vez que apresenta sistematicamente os processos legislativos da política pública. A razão neoliberal foi reconhecida na política do artigo 170 por meio da intervenção do Estado que estimula a competitividade econômica e propicia a mercantilização da educação.

     

Biografía del autor/a

Daniela Mader, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestra em Desenvolvimento Socioeconômico. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA). Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Criciúma, SC. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0600-1392 E-mail danielamader@gmail.com

       

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Santa Catarina

Doutor em Educação. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA). Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Criciúma, SC. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6637-2948 E-mail rrmueller@unesc.net        

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Publicado

2024-12-23

Cómo citar

Mader, D., & Mueller, R. R. (2024). NEOLIBERALISMO E POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO ARTIGO 170 EM SANTA CATARINA. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95912

Número

Sección

Artigos