TECNOLOGIAS MORAIS E OS CURRÍCULOS DE GÊNERO EM ESCOLAS DE CAMPINAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94396

Keywords:

Gestão escolar, Tecnologias morais, Currículos de gênero, BNCC, Sociologia da Educação.

Abstract

Reformas neoliberais em educação encontram na BNCC uma nova tecnologia moral para estabelecer uma governamentalidade orientada ao capital humano de cunho gerencialista. Partindo da abordagem do ciclo de políticas, valemo-nos dos métodos de análise documental de Projetos Pedagógicos e de entrevistas semiestruturadas com oito gestoras/es de quatro escolas municipais de Campinas para investigar como as tecnologias morais têm impactado na produção de currículos de gênero. Nossos resultados mostram que as tecnologias morais coagem escolas a aderirem ao dispositivo pedagógico, porém, a resistência local das escolas encontra formas de representar gênero em sua atuação e em correspondência aos seus ideais democráticos, apresentando contrariedades às heteronormatividades.

Author Biographies

Antonio Carlos Dias Júnior, Universidade Estadual da Campinas

Professor Associado I (Livre Docente) no Departamento de Ciências Sociais na Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Editor Científico da Revista ETD - Educação Temática Digital (Qualis A1 na área de Educação). Pós-doutor (2014), Doutor (2013), Mestre (2007) e Bacharel/Licenciado (2004), todos os títulos em Sociologia obtidos pela Unicamp. Estágio Doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales EHESS/Paris (2011). Tem experiência nas áreas de Sociologia Política e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Social, Sociologia da Educação, Sociologia dos Intelectuais, História das ideias e Sociologia Francesa. Menção honrosa no Prêmio Capes de Teses em 2014 na área de Sociologia com a Tese "A Sociologia Política de Raymond Aron". Autor do livro O Liberalismo de Ralf Dahrendorf. Classes, Conflito Social e Liberdade. Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012 e Teoria, crítica e emancipação. Ensaios em homenagem a Josué Pereira da SIlva (Org) - Editoria Fino Traço (2023). Contato: acdiasjr@unicamp.br.

Alan Isaac Mendes Caballero, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutorando em Educação (2024) pela Faculdade de Educação da Unicamp. Mestre em Educação (2020) e licenciado em Pedagogia (2018), ambos pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Foi coordenador em 2015 do Projeto Aprendendo Interdisciplinaridade Através de uma Salada de Frutas (PAIASF), realizado junto com a Faculdade de Americana (FAM), hoje inativo. Compôs o projeto Direitos Fundamentais e Artes nas edições de 2016 e 2017 do Ciência e Arte nas Férias na UNICAMP. Ex-integrante e cofundador da Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos Central (APG Central) durante os anos 2019 e 2020, além de ex-suplente no ano de 2020 para o Conselho Universitário da UNICAMP (CONSU). Desenvolveu pesquisas relacionadas aos Estudos de Gênero, Sociologia da Educação, Políticas Educacionais e Filosofia da Diferença. Atualmente é professor particular de Espanhol como Língua Estrangeira para brasileiros e produz artigos relacionados às temáticas de gestão escolar e currículos de gênero.

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Published

2024-08-19

How to Cite

Dias Júnior, A. C., & Mendes Caballero, A. I. (2024). TECNOLOGIAS MORAIS E OS CURRÍCULOS DE GÊNERO EM ESCOLAS DE CAMPINAS. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94396

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