REGULAÇÃO E SUAS ABORDAGENS NAS POLÍTICAS EDUCATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.96271

Palavras-chave:

Regulação, Controlo, Políticas Educativas

Resumo

O conceito de regulação, com alcances e níveis diversos, tem vindo a ser mobilizado no desenvolvimento das análises de políticas educativas, quer no contexto português, quer internacional. Considerando a importância de compreender as  abordagens teóricas que enquadram esse conceito, este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura que parte da seguinte questão de investigação: De que forma tem vindo a ser conceitualizada a regulação em políticas educativas?  A pesquisa incidiu sobre artigos científicos originais nas línguas portuguesa e inglesa, revistos por pares e com acesso aberto, publicados entre 2010 e 2020, sendo o corpus constituído por um total de 17 artigos. O estudo permitiu aprofundar o conceito de regulação do ponto de vista da área de investigação das políticas educativas, destacando os tipos, os modos e os instrumentos a ele associados, contribuindo para uma melhor compreensão do objeto de estudo da investigação mais ampla em que está inserido (o programa Erasmus+), assim como, de uma forma mais abrangente, para aprofundar o conhecimento sobre as múltiplas tensões e interdependências que se colocam às instâncias e aos agentes implicados no desenvolvimento de políticas educativas.

Biografia do Autor

Isabel Abelheira, Universidade de Aveiro

Mestre em Supervisão Pedagógica. Investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro. Aveiro. Portugal. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6063-1029. E-mail: isabelabelheira@ua.pt

Manuela Gonçalves, Universidade de Aveiro

Doutora em Ciências da Educação. Investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro. Aveiro. Portugal. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3545-1173. E-mail: manuelag@ua.pt

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Abelheira, I., & Gonçalves, M. (2024). REGULAÇÃO E SUAS ABORDAGENS NAS POLÍTICAS EDUCATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.96271

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Artigos