GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO, SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL E COOPERAÇÃO ACADÊMICA SUL-SUL NO BRICS: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E HORIZONTES
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.96225Palavras-chave:
Geopolítica do Conhecimento, Internacionalização da Educação Superior, Cooperação Sul-Sul, BRICS, Sul GlobalResumo
O artigo analisa a relação entre solidariedade internacional, geopolítica do conhecimento e cooperação acadêmica Sul-Sul, focalizando especialmente a Liga de Universidades e a Rede de Universidades do BRICS como iniciativas concretas de integração intercultural. Inspirado nas teorias de Paulo Freire e Ernst Bloch, o artigo apresenta duas concepções de utopia: o "inédito viável" e a "utopia concreta" como horizontes históricos de cooperação solidária no Sul Global. O estudo argumenta que há espaço para iniciativas baseadas em princípios de solidariedade, respeito mútuo, inclusão, igualdade e interculturalidade. A aliança do BRICS é interpretada como uma oportunidade para fortalecer a cooperação entre países do Sul Global que enfrentam desafios comuns como a busca por autonomia e soberania. O conceito de Sul Global é apresentado como uma categoria que descreve países em contexto de desigualdade em relação ao Norte Global, destacando a necessidade de movimentos de resistência e transformação, como a cooperação Sul-Sul. O artigo referencia-se em autores de teorias críticas, especialmente em Bourdieu e Wacquant (2002), Bourdieu (2003, 2014), Gramsci (2001), Freire (1979; 1983) e Bloch (2000); propõe que, apesar dos desafios enfrentados, é possível para os países do Sul Global alcançar um desenvolvimento equitativo e solidário por intermédio de iniciativas conjuntas como as mencionadas, refletindo um compromisso coletivo em direção a um futuro mais justo, igualitário e colaborativo.
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