ANÁLISE DAS EDITORAS PARTICIPANTES DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2004-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95739

Palavras-chave:

PNLD, Livro Didático, Escola, Política Educacional.

Resumo

O artigo busca compreender os movimentos das editoras produtoras dos Livros Didáticos participantes do PNLD, identificando como a participação delas vai, estrategicamente, configurando o mercado do livro didático no Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo análise crítico-documental. Foram utilizados como fonte os documentos oficiais que compõem a legislação dos programas do livro didático no Brasil entre 2004 e 2019. Os resultados indicam que dez editoras foram contempladas em todos os editais e receberam 82% do valor investido. O interesse de grupos educacionais pelo mercado editorial de livros didáticos sinaliza um processo de privatização da educação pública, sendo a formação, a supervisão e a avaliação influenciadas pelo mercado financeiro.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Zeferino, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Aluno de doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Atualmente é professor efetivo na prefeitura de Presidente Kennedy (ES) e professor substituto no Centro de Educação (CE/UFES). Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física – Proteoria.

Matheus Lima Frossard, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Professor do Departamento de Teoria e Fundamentação do curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física – Proteoria.

Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) - UFRJ. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) - Educação Física/UFRJ. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - Proteoria (Ufes) e do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Nespefe (UFRJ). 

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Professor do Curso de Graduação em Educação Física da UFES; Líder do Instituto de pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

Zeferino, W. R., Frossard, M. L., Cassani, J. M., & Santos, W. dos. (2024). ANÁLISE DAS EDITORAS PARTICIPANTES DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2004-2019. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95739

Edição

Seção

Artigos