EDUCAÇÃO, EDUCAÇÕES: A DUALIDADE ENTRE FORMAÇÃO INTEGRADA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95184Palavras-chave:
Educação, Reestruturação produtiva, Ensino Médio Integrado, Qualificação profissional, Reforma do Ensino Médio.Resumo
O artigo problematiza a formação técnica integrada e a qualificação profissional no momento histórico em que as mudanças no mundo do trabalho trazem novas demandas para a educação do trabalhador. Nossas análises contemplam a relação entre formação técnica de nível médio, que integra a formação básica e a formação para o trabalho, e os cursos de formação continuada e/ou qualificação profissional, que podem ser simplificados e alinhados às demandas do setor produtivo. Metodologicamente, utilizamos a abordagem bibliográfica e documental com aporte teórico de pesquisadores do campo Trabalho e Educação. Analisamos as matrículas de cursos de qualificação profissional que aumentaram entre os anos de 2019 e 2022, nos Institutos Federais, que podem impactar a oferta prioritária de Ensino Médio Integrado nos IFs, refletindo as consequências dos cortes orçamentários ocorridos no período, bem como podem estar articuladas à Reforma do Ensino Médio. Essa, ao propor o itinerário formativo técnico profissional, permite que ocorra, através de cursos de qualificação profissional, a precarização da formação dos estudantes, além de não os habilitar para o exercício da profissão. Finalmente, alertamos para o distanciamento entre a concepção de Ensino Médio Integrado e qualificação profissional, que podem retomar a dualidade educacional na Educação Profissional e Tecnológica, ao permitir que estudantes saiam com uma habilitação técnica de nível médio, enquanto outros terão apenas um conjunto de cursos de qualificação realizados de forma aligeirada.
Referências
ANTUNES, Ricardo. Os modos de ser da informalidade: rumo a uma nova era da precarização estrutural do trabalho? Revista Serviço Social e Sociedade, n. 107, pp. 405-419, 2011.
ANTUNES. Ricardo. Empreendedorismo é mito em país que não cria trabalho digno, diz sociólogo. [Entrevista concedida a] Ricardo Marchesan. UOL, 14 set. 2019. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/empregos-e carreiras/noticias/redacao/2019/09/14/entrevista-sociologo-ricardo-antunes-trabalho-emprego-empreendedorismo.htm>.Acesso em 10 abr. 2024.
ANTUNES, Ricardo (org). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
ARAÚJO. Renan; PEREIRA. Karla Cristina Prudente; RIBEIRO. Larissa da Silva Ribeiro. Mundo do trabalho e as reformas na educação: a formação do trabalhador flexível e a precarização do ensino. Rev. HISTEDBR On-line., Campinas, SP, v. 20, p. 1-17,2020. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655788>. Acesso em 15 out. 2023.
BATISTA, Roberto Leme; ALVES, Giovanni. A ideologia da educação profissional no contexto do neoliberalismo e da reestruturação produtiva do capital. In: VIII SEMINÁRIO HISTRAEB, 8, 2008, Campinas–SP. Anais [...]. Campinas–SP: UNICAMP, 2008. Disponível em: <https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/6rKPRHeZ.pdf.> Acesso em: 15 nov. 2022.
CAETANO. Maria Raquel.; PORTO JR. Manoel.; SOBRINHO. Sidnei Cruz (Org). Educação Profissional e os desafios da formação profissional: concepções, políticas e contradições. Editora CRV.Curitiba:2021.
CAETANO, Maria Raquel. A política de Educação Profissional e Tecnológica no governo Bolsonaro (2019-2022). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14424, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14424. Acesso em: 22 mar. 2024.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs). Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. pp. 83-106.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A “era das diretrizes”. A disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, v.17, n. 49, p. 11-38, 2012.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Traduzido por Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
FRIGOTTO. Gaudêncio. Educação e crise do capitalismo real. 5ª edição. São Paulo. Editora Cortez, 2003.
GERVA, Elisabeth Neves. A contrarreforma do ensino médio e a educação profissional no Paraná: a oferta privada de componentes curriculares da escola pública. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) —Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Campus Paranaguá, IFPR, Paranaguá. 2023.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.
KUENZER, A. A formação dos trabalhadores no espaço de trabalho. Revista Trabalho Necessário, v. 14, n. 25, 22, dez. 2016.
KUENZER, Acácia. Sistema educacional e a formação de trabalhadores: a desqualificação do Ensino Médio Flexível. Revista Ciência & saúde coletiva, 25, jan. 2020.Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/WDrjPv8s6s9X5Y63PWG3VgJ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 15 mar.2023.
LACERDA. Lisangela Teixeira; CAETANO. Maria Raquel. A reforma do Ensino Médio no Rio Grande do Sul e o processo de desdemocratização da educação: a voz dos professores. Revista Transmutare, Curitiba, v. 8, p. 1-23, 2023.
MÉSZÁROS, István. Para além do Capital. São Paulo: Boitempo; Campinas: Editora da UNICAMP, 2002.
OLIVEIRA, Ivan dos Santos; ROTHEN, José Carlos, Educação Profissional e Tecnológica em destaque: análise de indicadores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Jornal de Políticas Educacionais, [S. l.], v. 18, março de 2024. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/92255/51604>. Acesso em: 12 abr.2024.
PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. Reforma do Ensino Médio e a formação técnica e profissional. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 127, p. 69–86, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p69-86. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180047>. Acesso em: 13 abr. 2024.
PUELLO-SOCARRÁS, José. Francisco. Nueva gramática del Nel-liberalismo: Itinerarios teoricos, trayectorias intelectuales, claves ideologicas. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Derecho, Ciencias Políticas y Sociales, 2008.
RAMOS, Marise. Concepção de Ensino Médio Integrado. Seminário sobre ensino médio, 2007, Natal. Artigos [...]. Natal: Superintendência de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, 2007. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_ integrado5.pdf. Acesso em: 17 abr. 2024.
RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline. Educação Profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 107-128.
RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 27-49, 2017. DOI: 10.36524/ept.v1i1.356. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356. Acesso em: 16 abr. 2024.
SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; POSSAMAI, Tamiris; MARTINI, Tatiane Aparecida. Avanço das políticas conservadoras no Ensino Médio brasileiro: a revitalização da dualidade histórica na formação dos jovens como política. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-17, 2020. e2015254. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>. Acesso em: 13 abr. 2024.
SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; POSSAMAI, Tamiris; MARTINI, Tatiane Aparecida. A reforma do ensino médio em Santa Catarina: um percurso atravessado pelos interesses do empresariado. Revista Trabalho Necessário, v. 19, n. 39, p. 58-81, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
