EDUCAÇÃO, EDUCAÇÕES: A DUALIDADE ENTRE FORMAÇÃO INTEGRADA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95184

Palavras-chave:

Educação, Reestruturação produtiva, Ensino Médio Integrado, Qualificação profissional, Reforma do Ensino Médio.

Resumo

O artigo problematiza a formação técnica integrada e a qualificação profissional no momento histórico em que as mudanças no mundo do trabalho trazem novas demandas para a educação do trabalhador. Nossas análises contemplam a relação entre formação técnica de nível médio, que integra a formação básica e a formação para o trabalho, e os cursos de formação continuada e/ou qualificação profissional, que podem ser simplificados e alinhados às demandas do setor produtivo. Metodologicamente, utilizamos a abordagem bibliográfica e documental com aporte teórico de pesquisadores do campo Trabalho e Educação. Analisamos as matrículas de cursos de qualificação profissional que aumentaram entre os anos de 2019 e 2022, nos Institutos Federais, que podem impactar a oferta prioritária de Ensino Médio Integrado nos IFs, refletindo as consequências dos cortes orçamentários ocorridos no período, bem como podem estar articuladas à Reforma do Ensino Médio. Essa, ao propor o itinerário formativo técnico profissional, permite que ocorra, através de cursos de qualificação profissional, a precarização da formação dos estudantes, além de não os habilitar para o exercício da profissão. Finalmente, alertamos para o distanciamento entre a concepção de Ensino Médio Integrado e qualificação profissional, que podem retomar a dualidade educacional na Educação Profissional e Tecnológica, ao permitir que estudantes saiam com uma habilitação técnica de nível médio, enquanto outros terão apenas um conjunto de cursos de qualificação realizados de forma aligeirada.

Biografia do Autor

Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense -IFSul- câmpus Sapucaia do Sul

Maria Raquel Caetano. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense -IFSul- câmpus Sapucaia do Sul, Mestrado ProfEPT e PPGCITED. Sapucaia do Sul/RS/Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6973-908X. E-mail: caetanoraquel2013@gmail.com

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense -IFC – câmpus Camboriú

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense -IFC – câmpus  Camboriú nos cursos de licenciatura e no Mestrado em Educação. Camboriú/SC/Brasil. 

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Caetano, M. R., & Gossler Rodrigues da Silva, F. L. (2024). EDUCAÇÃO, EDUCAÇÕES: A DUALIDADE ENTRE FORMAÇÃO INTEGRADA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95184

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Artigos