FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DA PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94471Palavras-chave:
Abandono da profissão docente, Condições de trabalho docente, Políticas educacionais, Educação básicaResumo
Este artigo visa compreender o fenômeno do abandono da profissão docente na educação básica a partir da literatura empírica produzida sobre o tema em língua portuguesa e inglesa. O abandono da profissão docente é um fenômeno relevante que gera prejuízos econômicos e pedagógicos aos sistemas educacionais de muitos países e é uma das causas da rotatividade docente. Para a operacionalização e sistematização das buscas pela literatura foi utilizado o protocolo baseado nas diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA). Foram selecionados 18 artigos que revelaram a influência dos contextos regionais e culturais na determinação dos fatores predominantes de abandono da profissão docente, requerendo intervenções adaptadas a cada contexto específico. A pouca experiência docente, os desafios no ambiente de trabalho, a falta de apoio administrativo, as altas demandas de trabalho, os baixos salários e as pressões relacionadas à avaliação externa dos alunos emergiram como fatores críticos que podem estar associados ao abandono da profissão docente. A percepção individual e coletiva dos professores sobre sua influência política na escola emerge como um fator relevante, destacando a importância de políticas que promovam o envolvimento dos professores na tomada de decisões escolares, assim como suporte e orientação para professores novatos.
Referências
ALLEN, Michael et al. Catching them early: identifying potential early-career leavers. Teacher Education Advancement Network Journal (TEAN), v. 9, n. 2, p. 110-123, 2017.
AMES, Maria Clara F.; SERAFIM, Mauricio C.; MARTINS, Felipe Flôres. Análise de escalas e medidas de virtudes morais: Uma revisão sistemática. Revista de Administração Contemporânea, v. 26, 2022.
BOTHA, R. J.; HUGO, Jean-Pierre. Effective Mentoring to Improve Job Satisfaction among Beginner Teachers at South African Primary Schools. Research in Social Sciences and Technology, v. 6, n. 3, p. 64-81, 2021.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2022. – Brasília, DF: Inep, 2022.
CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves; OLIVEIRA, Michelle Engers Taube de. Intenção de abandono profissional entre professores: o papel dos estressores ocupacionais. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. e240028, 2019.
CARVER-THOMAS, Desiree; DARLING-HAMMOND, Linda. The trouble with teacher turnover: How teacher attrition affects students and schools. Education policy analysis archives, v. 27, n. 36, 2019.
CASSETTARI, Nathalia; SCALDELAI, Valdelice De Fátima; FRUTUOSO, Patrícia Cristina. Exoneração a pedido de professores: estudo em duas redes municipais paulistas. Educação & Sociedade, v. 35, p. 909-927, 2014.
DE WITT, Maria W.; LESSING, Anna C. Teachers' perceptions of the influence of learners' undisciplined behaviour on their working life and of the support of role-players. Koers: Bulletin for Christian Scholarship= Koers: Bulletin vir Christelike Wetenskap, v. 78, n. 3, p. 1-9, 2013.
FRANTZ, Maíra Gallotti; ALVES, Thiago. Proposta de um indicador de rotatividade docente na Educacão Básica. Cadernos de Pesquisa, v. 51, 2021.
GLASSOW, Leah Natasha. Inequitable teacher turnover and performance-based appraisal: a global trend?. Journal of Education Policy, p. 1-27, 2023.
GONZALEZ-ESCOBAR, Mary et al. Abandono docente en América Latina: Revisión de la literatura. Cadernos de Pesquisa, v. 50, p. 592-604, 2020.
HADUSH, Aregawi Zeferu; KATHERIYAR, MSR Mariyappan. Effect of teachers’ gender, poor income, and poor working condition on teacher turnover intention and its impact in Saharti District, Tigray, Ethiopia. Social Sciences & Humanities Open, v. 8, n. 1, p. 100576, 2023.
INGERSOLL, Richard M. Teacher turnover and teacher shortages: An organizational analysis. American educational research journal, v. 38, n. 3, p. 499-534, 2001.
INGERSOLL, Richard; MAY, Henry. Recruitment, retention and the minority teacher shortage. 2011.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2022. [online]. Brasília: Inep, 2023. [citado 09-09-2023]. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica>.
JACKSON, Karen M. Influence matters: The link between principal and teacher influence over school policy and teacher turnover. Journal of School Leadership, v. 22, n. 5, p. 875-901, 2012.
JOHNSON, Susan Moore. The Workplace Matters: Teacher Quality, Retention, and Effectiveness. Working Paper. National Education Association Research Department, 2006.
KEOGH, Mark; ROAN, Amanda. Exploring teachers’ early-retirement decisions: A qualitative study. Work, Aging and Retirement, v. 2, n. 4, p. 436-446, 2016.
LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de pesquisa, p. 65-88, 2003.
LEMOS, José Carlos Galvão; NOVAES, Luiz Carlos. Juízos e práticas professorais na construção do processo de abandono do trabalho docente e o impacto sobre o trabalho pedagógico. Revista Cocar, v. 9, n. 18, p. 285-307, 2015.
LIU, Xiaofeng Steven. The effect of teacher influence at school on first-year teacher attrition: A multilevel analysis of the Schools and Staffing Survey for 1999–2000. Educational Research and Evaluation, v. 13, n. 1, p. 1-16, 2007.
MASLINSKY, Kirill; IVANIUSHINA, Valeria. To Remain as a teacher: factors influencing attitudes towards leaving the teaching profession. Вопросы образования, n. 4 (eng), p. 8-30, 2016.
MÉRIDA-LÓPEZ, Sergio; SÁNCHEZ-GÓMEZ, Martin; EXTREMERA PACHECO, Natalio. Leaving the teaching profession: Examining the role of social support, engagement and emotional intelligence in teachers’ intentions to quit. 2020.
MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Annals of internal medicine, v. 151, n. 4, p. 264-269, 2009.
MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. International journal of surgery, v. 8, n. 5, p. 336-341, 2010.
OECD. (2018). Compare your country. Disponível em outubro, 11, 2023 em https://www.oecd.org/education/talis/talis-2018-compare-your-country.htm
OLIVEIRA, Dalila Andrade et al. Indicadores do trabalho docente na educação básica. Belo Horizonte: Fino Traço, 2017.
PALMER, Colin J. et al. Early intervention and identification strategies for young people at risk of developing mental health issues: working in partnership with schools in B irmingham, UK. Early intervention in psychiatry, v. 11, n. 6, p. 471-479, 2017.
PAUL, Justin; CRIADO, Alex Rialp. The art of writing literature review: What do we know and what do we need to know?. International business review, v. 29, n. 4, p. 101717, 2020.
PEREIRA, Nicolli Godoi et al. Administrative professionals’ quality of life in educational institutions: a systematic review protocol. BMJ open, v. 13, n. 8, p. e074119, 2023.
PORFÍRIO, Luciana Cristina; ARANHA, Wellington Luiz Alves. Des) profissionalização e o professor não Professor nas escolas estaduais paulistas. Itinerarius Reflectionis, v. 16, n. 2, p. 01-22, 2020.
RÄSÄNEN, Katariina et al. Experienced risk of burnout among teachers with persistent turnover intentions. Teacher development, v. 26, n. 3, p. 317-337, 2022.
REBOLO, Flavinês. Do mal-estar docente ao abandono da profissão professor: a história de Estela. Série-Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 2012.
RYAN, Shannon V. et al. Leaving the teaching profession: The role of teacher stress and educational accountability policies on turnover intent. Teaching and Teacher Education, v. 66, p. 1-11, 2017.
SACCO, Alessandra Díaz; POBLETE, Guillermo Zamora. UN ESTUDIO SOBRE LAS MOTIVACIONES PARA DEJAR LA PROFESIÓN DOCENTE EN CHILE. Educação & Sociedade, v. 44, p. e259709, 2023.
SALTINI, Márcia Regina; VIDAL, Aline Gomes; SOBRINHO, Afonso Soares Oliveira. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO EM SÃO PAULO: O ABANDONO DA PROFISSÃO DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL/Public policies of education and precarious work in São Paulo, Brazil: abandonment of the teaching profession state public. Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 99-117, 2014.
SASS, Daniel A. et al. Identifying personal and contextual factors that contribute to attrition rates for Texas public school teachers. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 20, p. 1-26, 2012.
SHIBITI, Ronny. Satisfaction with retention factors in relation to job embeddedness of public school teachers. SA Journal of Human Resource Management, v. 17, n. 1, p. 1-9, 2019.
SOUTO, Romélia Mara Alves. Egressos da licenciatura em matemática abandonam o magistério: reflexões sobre profissão e condição docente. Educação e Pesquisa, v. 42, p. 1077-1092, 2016.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissāo de interações humanas. Editores Voces, 2013.
WRONOWSKI, Meredith L.; URICK, Angela. Examining the relationship of teacher perception of accountability and assessment policies on teacher turnover during NCLB. Education Policy Analysis Archives, v. 27, n. 86, p. n86, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.