FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DA PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94471

Palavras-chave:

Abandono da profissão docente, Condições de trabalho docente, Políticas educacionais, Educação básica

Resumo

Este artigo visa compreender o fenômeno do abandono da profissão docente na educação básica a partir da literatura empírica produzida sobre o tema em língua portuguesa e inglesa. O abandono da profissão docente é um fenômeno relevante que gera prejuízos econômicos e pedagógicos aos sistemas educacionais de muitos países e é uma das causas da rotatividade docente. Para a operacionalização e sistematização das buscas pela literatura foi utilizado o protocolo baseado nas diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA). Foram selecionados 18 artigos que revelaram a influência dos contextos regionais e culturais na determinação dos fatores predominantes de abandono da profissão docente, requerendo intervenções adaptadas a cada contexto específico. A pouca experiência docente, os desafios no ambiente de trabalho, a falta de apoio administrativo, as altas demandas de trabalho, os baixos salários e as pressões relacionadas à avaliação externa dos alunos emergiram como fatores críticos que podem estar associados ao abandono da profissão docente. A percepção individual e coletiva dos professores sobre sua influência política na escola emerge como um fator relevante, destacando a importância de políticas que promovam o envolvimento dos professores na tomada de decisões escolares, assim como suporte e orientação para professores novatos.

Biografia do Autor

Teomar Manduca Aires Leal, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Doutorando em Administração (PPGADM/UFG) e Professor do Instituto Federal de Tocantins (IFTO), Porto Nacional - TO. Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7404-1946 E-mail: teomar@ifto.edu.br

Thiago Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Administração pela FEA/USP. Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM/ UFG). Goiânia, GO. Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5746-3386 . E-mail: thiagoalves.edu@ufg.br

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

Leal, T. M. A., & Alves, T. (2024). FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DA PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94471

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Seção

Artigos