O ENGODO DA FLEXIBILIZAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO GAÚCHO: UM ESTUDO DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIA DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94135

Palavras-chave:

Ensino Médio, Flexibilização Curricular, Itinerários Formativos, Formação Geral.

Resumo

O presente estudo tem por escopo verificar se a organização das trilhas de aprofundamento e seus componentes curriculares propostos no RCGEM atendem, como prometido, aos princípios de flexibilização e diversificação do currículo, tomando-se como amostra os itinerários formativos de Matemática e Ciência da Natureza. Dito em forma de pergunta: as trilhas de aprofundamento dos itinerários formativos de Matemática e Ciência da Natureza garantem, por meio de seus componentes curriculares, a flexibilização e a diversificação do currículo? Trata-se de uma pesquisa de natureza básica; qualitativa, quanto à abordagem do problema, que se vale de alguns recursos quantitativos; exploratório-descritiva quanto aos seus objetivos; bibliográfica-documental quanto aos procedimentos, que se vale da técnica de análise de conteúdo para análise, organização e sistematização dos dados. O resultado do estudo aponta que uma avaliação detalhada da diversificação evidencia um esvaziamento do currículo e uma precarização do conhecimento historicamente elaborado, pois, além de existir muitas repetições nos itinerários analisados, as opções disponíveis nas escolas são limitadas e as escolhas são administradas, o que compromete, dessa forma, a formação geral dos estudantes.

Biografia do Autor

Carina Tonieto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Ibirubá, Rio Grande do Sul.

Doutorado e Pós-Doutorado em Educação. Professora e Diretora de Ensino no IFRS.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF). Passo Fundo. Rio Grande do Sul.

Doutorado e Pós-Doutorado em Educação. Professor no Progama de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Diocélia Moura da Silva, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Mestrado em Educação.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Tonieto, C., Fávero, A. A., & da Silva, D. M. (2024). O ENGODO DA FLEXIBILIZAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO GAÚCHO: UM ESTUDO DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIA DA NATUREZA. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94135

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Seção

Artigos