MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO AOS NEGÓCIOS DE IMPACTO DO GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS (GIFE)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94102Palavras-chave:
Política Educacional, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), Mercadorização da Educação, Investimento Social Privado, Negócios de Impacto.Resumo
O presente artigo visa discutir a mercadorização da educação no Brasil a partir da atuação do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) como propulsor do alinhamento entre o Investimento Social Privado (ISP) e os Negócios de Impacto no contexto da governança do âmbito educacional. A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental sob a perspectiva teórica de Antonio Gramsci, o fio condutor das análises foi a relação público-privada no âmbito educacional em que se insere no bojo da difusão do projeto neoliberal proposto pela Terceira Via, em que visa adequar a sociabilidade capitalista no seio do século XXI, tendo como base o capitalismo de face humanizada e a conciliação entre os princípios de mercado e justiça social. Ao final, conclui-se que por meio de articulação em redes, coalizões e advocacy que o Gife é propulsor do alinhamento entre o Investimento Social Privado e o Negócio de Impacto, em que se propaga o campo educacional como nicho de mercado. Esse movimento ocorre por intermédio das Finanças Sociais, as quais direcionam o investimento por meio da capitalização. Nesse contexto, localizou-se 15 projetos desenvolvidos pelos associados do grupo no campo educacional, em que se utilizando do discurso neoliberal fomentam o ecossistema de finanças sociais.
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