MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO AOS NEGÓCIOS DE IMPACTO DO GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS (GIFE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94102

Palavras-chave:

Política Educacional, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), Mercadorização da Educação, Investimento Social Privado, Negócios de Impacto.

Resumo

O presente artigo visa discutir a mercadorização da educação no Brasil a partir da atuação do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) como propulsor do alinhamento entre o Investimento Social Privado (ISP) e os Negócios de Impacto no contexto da governança do âmbito educacional. A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental sob a perspectiva teórica de Antonio Gramsci, o fio condutor das análises foi a relação público-privada no âmbito educacional em que se insere no bojo da difusão do projeto neoliberal proposto pela Terceira Via, em que visa adequar a sociabilidade capitalista no seio do século XXI, tendo como base o capitalismo de face humanizada e a conciliação entre os princípios de mercado e justiça social. Ao final, conclui-se que por meio de articulação em redes, coalizões e advocacy que o Gife é propulsor do alinhamento entre o Investimento Social Privado e o Negócio de Impacto, em que se propaga o campo educacional como nicho de mercado.  Esse movimento ocorre por intermédio das Finanças Sociais, as quais direcionam o investimento por meio da capitalização. Nesse contexto, localizou-se 15 projetos desenvolvidos pelos associados do grupo no campo educacional, em que se utilizando do discurso neoliberal fomentam o ecossistema de finanças sociais.

Biografia do Autor

Kelly Leticia da Silva Sakata, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora efetiva do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/MARACAJU). Doutora em Educação na linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação na linha de Políticas Educacionais, História e Organização da Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/IRATI-PR). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Pedagógicas Escolares, Trabalho Docente e Formação de Professores para Infâncias (GEPInfâncias) (UEMS/MARACAJU) e Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação (UNICENTRO/IRATI). Pedagoga graduada (láurea acadêmica) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Afiliada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae). Possui experiência como coordenadora pedagógica e docente na Educação Básica. Interesse em pesquisas com enfoque em: Políticas Educacionais (especialmente relação público/privado), Pesquisas em Políticas educacionais; Política Educacional em Gramsci e Gestão Educacional.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Sakata, K. L. da S. (2024). MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO AOS NEGÓCIOS DE IMPACTO DO GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS (GIFE). Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94102

Edição

Seção

Artigos