FORTALECIMENTO DOS IDEÁRIOS NEOLIBERAIS: A ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES EM UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94048

Palavras-chave:

Ideários neoliberais, Eleição de diretores, Gestão democrática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o provimento do cargo de diretor em escolas da rede de ensino do município de Esteio, no Rio Grande do Sul, Brasil, no contexto do fortalecimento dos ideários neoliberais. Para a compreensão do avanço neoliberal na educação, necessária ao desenvolvimento deste estudo, são abordadas três tendências indicadas por Laval (2004) – a desinstitucionalização, a desvalorização e a desintegração –, utilizando uma metodologia apoiada na pesquisa bibliográfico-documental. Dessa forma, a partir da literatura existente sobre o tema e da análise das leis que regulamentam a eleição de diretores no município, é possível identificar o momento em que tais tendências ganham força e transformam o provimento ao cargo de diretor em uma escolha realizada por meio de uma empresa com o aval do poder público local. Os resultados evidenciam que dispositivos legais, a exemplo da Lei n.º 8.013/2021 instituída em Esteio, vêm flexibilizando possibilidades de práticas sociais que sustentam o arrefecimento da gestão democrática e o fortalecimento do ideário neoliberal.

Biografia do Autor

Daianny Madalena Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS

Doutora em Educação (2010), Mestrado em Educação (2003) e graduada em Ciências Sociais - Licenciatura Plena e Bacharelado (1987), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolveu seu trabalho na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Como gestora, trabalhou na Coordenação Pedagógica, foi Secretária Municipal, no município de Esteio/RS (1997-2000) e Diretora Técnico-Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Jacareí/SP (2013-2016). Atualmente é professora-pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, campus Porto Alegre.

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS

Pós-doutorado em Educação (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutorado em Educação (2018) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestrado em Educação (2013), Especialização em Supervisão Educacional (2013), Especialização em Orientação Educacional (2011), Graduação em História (2008) pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Graduando em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS

Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Atualmente é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar (PPGEe). 

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2024-05-20

Como Citar

Costa, D. M., Pasinato, D., & Fritsch, R. (2024). FORTALECIMENTO DOS IDEÁRIOS NEOLIBERAIS: A ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES EM UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94048

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Artigos