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FÓRMULA PRINCIPAL-AGENTE E HIERARQUIZAÇÃO NA DEFINIÇÃO DE INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Abelardo Bento Araújo

Resumo


Neste artigo, analisa-se a fórmula principal-agente como modelo econômico aplicado à gestão do trabalho educativo, via políticas de monitoramento da qualidade da educação. Trata-se de discussãoacerca da responsabilização em educação, fazendo uso de um recorte de uma pesquisa de doutorado. Neste artigo, vale-se da pesquisa bibliográfica e da análise de trechos de falas dos sujeitos da pesquisa mais ampla, realizada no âmbito de uma escola pública da rede estadual de educação de Minas Gerais, que se relacionam diretamente com a discussão aqui proposta. As entrevistas foram analisadas com base na análise de conteúdo. O confronto com a literatura crítica acerca da política educacional e do trabalho educativo permitiu enunciar algumas contradições, de modo a contribuir para o debate dos caminhos da política educacional brasileira. As medidas de controle da produtividade possuem contradições inerentes à sua concepção e aplicação, marcadas pela ausência de diálogo na gestão de uma atividade em que o caráter técnico é essencialmente político. 

Palavras-chave


Políticas públicas em educação; Gerencialismo; Produtividade; Avaliação da educa

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v18i1.93215