FÓRMULA PRINCIPAL-AGENTE E HIERARQUIZAÇÃO NA DEFINIÇÃO DE INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.93215Palavras-chave:
Políticas públicas em educação, Gerencialismo, Produtividade, Avaliação da educaResumo
Neste artigo, analisa-se a fórmula principal-agente como modelo econômico aplicado à gestão do trabalho educativo, via políticas de monitoramento da qualidade da educação. Trata-se de discussãoacerca da responsabilização em educação, fazendo uso de um recorte de uma pesquisa de doutorado. Neste artigo, vale-se da pesquisa bibliográfica e da análise de trechos de falas dos sujeitos da pesquisa mais ampla, realizada no âmbito de uma escola pública da rede estadual de educação de Minas Gerais, que se relacionam diretamente com a discussão aqui proposta. As entrevistas foram analisadas com base na análise de conteúdo. O confronto com a literatura crítica acerca da política educacional e do trabalho educativo permitiu enunciar algumas contradições, de modo a contribuir para o debate dos caminhos da política educacional brasileira. As medidas de controle da produtividade possuem contradições inerentes à sua concepção e aplicação, marcadas pela ausência de diálogo na gestão de uma atividade em que o caráter técnico é essencialmente político.
Referências
AÇÃO EDUCATIVA. Indicadores da qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2004.
ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Avaliação escolar: características e tensões. Cadernos de Educação. Brasília. n. 26, p. 41-56, jan./jun. 2014.
ALEXANDRE, Maraysa Ribeiro; LIMA, Ricardo Siqueira Pedroso; WALTENBERG, Fábio Domingues. Teoria econômica e problemas com remuneração de professores por resultados. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 151, p. 36–61, jan. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053142853 Acesso em: 24 Out. 2023.
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2000 [2005].
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; Persona, 1979.
BONDIOLI, Anna. O projeto pedagógico da creche: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2013.
DIXIT, Avinash. Incentives and organizations in the public sector: an interpretative review. The Journal of Human Resources, v. 37, n. 04, p. 696-727, 2002.
FREITAS, Luiz Carlos de. Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 92, p. 911-933, Especial. Out. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300010 Acesso em: 24 Out. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
JENSEN, Michael C. e MECKLING, William H. Theory of firm: Managerial Behavior: Agency Costs and Capital Structure. Journal of Financial Economics, 3, 11-25, 1976. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0304-405X(76)90026-X. Acesso em: 12 dez. 2023.
LARRÉ, Françoise; PLASSARD, Jen-Michel. Quelle place pour les incitations dans la gestion du personnel enseignant? Recherches Économiques de Louvain: Louvain Economic Review, v. 74, n. 3, 2008. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-recherches-economiques-de-louvain-2008-3-page-359.htm. Acesso em: 24 Out. 2023.
MARX, Karl. O capital: capítulo VI (inédito). São Paulo: Livraria Ciências Humanas Ltda., 1978.
NEVES, Danilo Trombeta; GIORGI, Cristiano Amaral G. D. De quem é a responsabilidade? Uma análise das perspectivas para a lei de responsabilidade educacional prevista no Plano Nacional de Educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, n. 114, p. 11–31, jan. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002902469 Acesso em: 16 out. 2023.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 2. ed. São Paulo: Ática, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.
PRZEWORSKI, Adam. Sobre o desenho do Estado: uma perspectiva agent x principal. In: PEREIRA, Luiz Carlos Bresser; SPINK, Peter (Org.). Reforma do Estado e administração pública gerencial. 4. ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2001. p. 39-73.
SANTOS, Alexandre dos; HORTA NETO, João Luiz; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb): proposta para atender ao
disposto no Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017.
SAVIANI, Dermeval. Ensino público e algumas falas sobre a universidade. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.