PLANEJAMENTO COMO ATIVIDADE INERENTE DA GESTÃO EDUCACIONAL: CARACTERÍSTICAS DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO SUL DO MS
Resumo
Partimos do pressuposto de que o planejamento se caracteriza como atividade intensiva em gestão e, portanto, essencial para a adequada continuidade e previsibilidade das ações governamentais no campo da educação. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar em que medida os Planos Municipais de Educação, no estado de Mato Grosso do Sul, têm servido como norte da gestão educacional, tendo como amostra dois municípios, Dourados e Ponta Porã. Para o desenvolvimento investigativo, a opção metodológica é de caráter teórico-documental, de natureza qualitativa. Os resultados identificados revelam simetrias e distanciamentos quanto o cumprimento das metas municipais da amostra, bem como esforços pontuais quanto as demandas de oferta educacional. Concluímos que o planejamento é uma atividade intrínseca à gestão educacional, pois é por meio do planejamento que se estabelecem objetivos, metas, estratégias e ações necessárias para alcançar a qualidade e efetividade do sistema educacional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARANDA, Maria Alice de Miranda. O Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma abordagem teórica. In: FREITAS, Dirce Nei Teixeira de.; FEDATTO, Nilce Aparecida da Silva Freitas (Orgs.). Educação Básica: discursos e práticas político-normativas e interpretativas. Dourados: Editora da UFGD, 2008. p. 177-193.
FONSECA, Marília; FERREIRA, Eliza Bartolozzi; SCAFF, Elisângela Alves da Silva. Planejamento e gestão educacional no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e69766, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92555