PLANEJAMENTO E GESTÃO: DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92422

Palavras-chave:

Planejamento, Gestão, Direito à educação

Resumo

Este artigo sustenta-se na articulação entre planejamento e gestão, com o objetivo de analisar os desafios para a garantia do direito à educação, com base na produção acadêmica de 1988 a 2022,  disponível no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). Trata-se de um estudo que compõe pesquisa mais ampla, que intenciona inventariar a produção científica no Brasil em teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos de periódicos, constituindo-se em um Estado da Arte sobre o direito à educação no Brasil. Para este artigo foram selecionados 29 trabalhos acadêmicos, sendo 17 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado, reunidos em 4 grupos de desafios: organização administrativa e pedagógica (12); financiamento (7); intersetorialidade (6) e relação entre os entes federativos (4). Como conclusão, destaca-se a relevância da articulação do planejamento e gestão nas ações para efetivar o direito à educação, ainda que dificuldades de diferentes ordens podem comprometer a materialização deste direito.

Biografia do Autor

Cristiane Machado, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Faculdade de Educação

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Livre-docente e Professora na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas, São Paulo. Brasil. 

Aline Gabriele Pereira, Doutoranda na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Doutoranda na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Aline Gasparim Christianini, Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas. Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Diretora Educacional na rede pública municipal de educação de Campinas (SP). Campinas, São Paulo. Brasil. 

Anderson Francisco Guimarães Maia, Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus do Marajó-Soure. Soure, Pará. Brasil.

Referências

ALVES, Thiago. Desenvolvimento de um modelo de previsão de custos para planejamento de sistemas públicos de educação básica em condições de qualidade: uma aplicação a municípios de Goiás. 342 f. Tese (Doutorado em Administração), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

ANDRADE, Milady Aparecida. Políticas Públicas Educacionais para adolescentes infratores: um estudo no município de Franca. 117 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas), Universidade Estadual Paulista, Franca, 2016.

ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz. Direito à educação e diálogo entre poderes. 271 f. Tese (Doutorado em Educação), Unicamp, Campinas, 2012.

ARAÚJO, Gilda Cardoso. Direito à educação básica. A cooperação entre os entes federados. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 4, n. 7, p. 231-243, jul./dez. 2010.

AZEVEDO, Janete Maria Lins. Plano Nacional de Educação e planejamento: a questão da qualidade da educação básica. Retratos da Escola, v. 8, n. 15, 265-280, 2014.

CARMO, Eraldo Souza do. Processos Educacionais e as Estratégias de Municipalização do Ensino no Município de Breves no Arquipélago do Marajó. 206 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável), Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2010.

CARVALHO, Lilian Maria dos Santos. Política educacional e programas de transferência de renda: um estudo sobre as repercussões do PETI no município de Recife. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2009.

CARVALHO, Patrícia Montenegro Freire de. Políticas públicas educacionais e o resultado do IDEB das escolas do município de João Pessoa: reflexões sobre o desempenho escolar e a qualidade do ensino. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2013.

COUTO, Maria Aparecida Freire de Oliveira. A distribuição dos recursos financeiros para as creches utilizando o referencial do Custo Aluno–Qualidade Inicial–CAQi. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2012.

DOURADO, Luiz Fernandes. Sistema Nacional de Educação, federalismo e os obstáculos ao direito à Educação Básica. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 34, n. 124, p. 761-785, jul./set. 2013.

FERREIRA, Gabriela Silva. Políticas públicas de inclusão na educação infantil: um estudo em creches do município de Franca. 141 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas), Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP, 2016.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago./2002.

FRANÇA, Marileide Gonçalves. Financiamento da educação especial: complexas tramas, permanentes contradições e novos desafios. 364 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.

FREIRE, Poliana Cristina Mendonça. A EJA em uma Instituição Pública Federal de Ensino: entre Políticas e Práticas de uma Educação Profissional Técnica em Nível Médio. 204 f. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, 2017.

GADOTTI, Moacir. Gestão democrática com participação popular no planejamento e na organização da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 2014.

GOBI, Roberta Cristina. Educação Infantil e Regime de Colaboração: análise de Planos Plurinanuais de Governos Estaduais (2012-2015 e 2016-2019). 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Unicamp, Campinas, SP, 2020.

HAIDUCK, Carmen Ligia Caldas. Conselhos de Educação em dois municípios sul-mato-grossenses, no contexto do Plano de Ações Articuladas: implicações para a gestão democrática da Educação Básica (2007-2014). 255 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2020.

HOPPE, Barbara Chiodini Axt. Educomunicação como Tecnologia Assistiva: caminhos à efetivação do direito à educação da pessoa com diversidade funcional no ensino superior. 193 f. Dissertação (Mestrado em Direito), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.

JUNQUEIRA, Luciano A. Prates. Descentralização e intersetorialidade: a construção de um modelo de gestão municipal. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV, v. 3, n. 3, mar-abr, 1998. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/download/12980. Acesso em: 22/02/2023.

LOPES, Elisangela Pereira. Modelo de Gestão para o Transporte Escolar Rural nos Estados e Municípios Brasileiros. 190 f. Dissertação (Mestrado em Transportes) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2009.

MACHADO, Cristiane; GANZELI, Pedro. Gestão educacional e materialização do direito à educação: avanços e entraves. Educar em Revista, v. 34, n. 68, p. 49-63, mar/abr. 2018.

MARCHAND, Patrícia Souza. Implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação no RS: uma regulação entre União e municípios estabelecida pelo Plano de Ações Articuladas. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2012.

MEDEIROS, Milena Moura. O direito à educação e as classes hospitalares: discurso de gestores de um hospital-escola. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional do Centro de Educação), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2018.

MESSIAS, Elizama Pereira. Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Âmbito Educacional na Cidade do Recife: trajetórias e contradições na luta por reconhecimento da população negra. 255 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2009.

MOTTA, Thalita Cunha. Assistência Estudantil e Inclusão Social: mudanças discursivas e recontextualização no caso do IFRN. 313 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2017.

NASCIMENTO, José Almir do. A educação como dispositivo de proteção integral à criança e ao adolescente: um discurso de qualidade. 375 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2018.

NASCIMENTO, Sarah Santana. Políticas Públicas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Uma análise no Município de Canavieiras/BA. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, BA, 2018.

NICACIO, Patrícia Pereira da Silva. Análise da desigualdade das condições de oferta do Ensino Médio em Goiânia. 79 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2016.

OVÍDIO, Madryracy Ferreira Coutinho Medeiros. A Educação de Jovens e Adultos no Plano Municipal de Educação de Serrinha/Bahia: Desafios e Perspectivas. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, 2018.

PINTO, José Marcelino de Rezende; ADRIÃO, Theresa. Noções gerais sobre o financiamento da educação no Brasil. EccoS, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 23-46, jan./jun. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71580102.pdf. Acesso em: 22/02/2023.

RIBEIRO, Josete Maria Cangussú. A jornada de trabalho dos professores da escola pública em contexto de políticas de valorização docente e qualidade da educação. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014.

SANTOS, Ana Paula Oliveira dos. Arranjos e estratégias para o cumprimento da Emenda Constitucional 59/2009: estudo do município de Campo Grande-MS. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Campo Grande, MS, 2018.

SANTOS, Diovane Alves dos. Ressignificando a gestão através da formação e da construção do projeto político pedagógico da Secretaria de Educação. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, RS, 2014.

SAVIANI, Demerval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e educação em debate, v. 5, n. 2, p. 25-46, 2013.

SILVA, Ana Claudia Oliveira da. O planejamento municipal e as políticas de expansão e universalização da educação infantil na região metropolitana do Recife. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2018.

SILVA, Francisco Claudio de Sousa. Realidades da educação de jovens e adultos no ensino fundamental: presencial no Município de Itaituba (PA): desafios da gestão, do planejamento e das políticas educacionais na efetivação do direito à educação em escolas da cidade e do campo. 342 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2012.

SILVA, Igínia Caetana Finelli. A (re) invenção da municipalização do ensino: o avesso e o direito na representação social dos responsáveis pela gestão do ensino fundamental público no Município. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.

TOLLER, Fernando de Moraes. A progressão continuada no ensino público do Estado de São Paulo como modelo neoliberal de exclusão pautada nos sistemas de avaliação escolar: uma análise crítica da produção teórica e científica do tema. 92 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, SP, 2018.

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Machado, C., Pereira, A. G., Christianini, A. G., & Maia, A. F. G. (2024). PLANEJAMENTO E GESTÃO: DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92422

Edição

Seção

Dossiê "Planejamento e Gestão da Educação: movimentos e perspectivas"