NEOLIBERALISMO EM EDUCAÇÃO – E QUANDO AS ‘UTOPIAS INDIVIDUAIS’ NÃO BASTAM?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92026

Palavras-chave:

Individualismo, Gerencialismo, Neoliberalismo, Mercado Educativo, Segregação

Resumo

Enquanto ideologia dominante de forma globalizada, o neoliberalismo serve de base ao enquadramento de grande parte das políticas educativas implementadas e que fomentam as lógicas de mercado educativo como os princípios da liberdade de escolha, da livre concorrência e da descentralização. A importação das técnicas de gestão do setor privado, a par com a redefinição das funções do Estado, a desregulação e processos de privatização do setor educativo são também outras das consequências da influência neoliberal. Este estudo trata-se de uma revisão narrativa e crítica que tem como principal objetivo analisar a influência do neoliberalismo no campo da Educação, bem como as consequências que dela advêm. A partir dos artigos selecionados, concluímos que existem mais desvantagens do que vantagens associadas ao neoliberalismo e à mercantilização da Educação, como o aumento da segregação ou a diminuição da equidade, fazendo surgir, em alguns contextos, movimentos de resistência e de processos de “desmunicipalização” e “desmercantilização”. O neoliberalismo, enquanto conjunto de forças ideológicas promotoras do individualismo, leva ao declínio da educação cívica e do sentido de cidadania compartilhada, tornando-se necessário criar um imaginário social centrado em processos reflexivos de tomada de decisão democráticos e centrados na equidade, revertendo o caminho traçado pelo neoliberalismo.

Biografia do Autor

Mariline Grangeia Santos, Universidade de Aveiro

Mestre em Ciências da Educação/Administração e Políticas Educativas. Investigadora não doutorada do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia em Formação de Formadores (CIDTFF) na Universidade de Aveiro

António Neto-Mendes, Universidade de Aveiro

Doutorado em Ciências da Educação/Administração . Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

Santos, M. G., & Neto-Mendes, A. (2024). NEOLIBERALISMO EM EDUCAÇÃO – E QUANDO AS ‘UTOPIAS INDIVIDUAIS’ NÃO BASTAM?. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92026

Edição

Seção

Dossiê "Planejamento e Gestão da Educação: movimentos e perspectivas"