n. 48 - CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE INDUÇÃO DO TEMPO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73897Palavras-chave:
Programa Mais Educação, Programa Novo Mais Educação, currículo.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise comparativa entre os discursos presentes nos textos oficiais do PME (2007) e do Novo Mais Educação (2016), no que se refere a política e proposta curricular. Utilizamos o ciclo de políticas de Ball et al (1992). Na política do currículo, nos amparamos em Lopes (2006) e outros. Em linhas gerais, podemos perceber diferenças nas políticas de currículo e suas propostas, contidas nos dois programas, sobretudo no tocante à formação integral dos estudantes, visto que o “Novo” estabelece prioridade no ensino de português e matemática em detrimento de outros conhecimentos. Ele se insere na lógica de controle por meio das avaliações padronizadas que passaram a ser sinônimo de qualidade, mas que não consideram o contexto educacional dos estudantes, nem as condições de trabalho dos profissionais da educação.
Referências
ALBUQUERQUE, Plícia Mara de Negreiros Félix; Leite, Ivonaldo Neres. Reformulação do Programa Mais Educação: o novo para mais ou para menos? Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/setepe/trabalhos/TRABALHO_EV068_MD1_SA2_ID142_17112016171429.pdf Acesso em 01 de julho de 2019;
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006;
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997;
BALL, Stephen J; BOWE, R.; GOLD, A. Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. London and New York: Routledge, 1992;
BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annete. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2012;
BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, p.99-116, jul/dez 2001;
BARBOSA, Zenildo José; RODRIGUES, Cibele Maria Lima. A proposta de formação do programa “novo” mais educação: ambiguidades e seus contextos. IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8441_16102017235028.pdf Acesso em 20 de julho 2018;
CAVALIERE, Ana Maria; GABRIEL, Carmem Teresa. Educação integral e currículo integrado: Quando dois conceitos se articulam em um programa. In: MOLL, Jaqueline 19 (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012;
GOMES, Alfredo Macedo (Org.). Políticas públicas e gestão da educação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011;
HERMIDA, Jorge Fernando. A educação na era FHC: fundamentos filosóficos e políticos. João Pessoa, PB: Editora Universitária,2008;
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (orgs). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011;
LOPES, Alice Casimiro. Discursos nas Políticas de Currículo. Revista Currículo sem Fronteiras, v.6,n.2,pp.33-52,jul/dez 2006;
MDB. Travessia Social: uma ponte para o futuro. Disponível em: https://www.fundacaoulysses.org.br/wp-content/uploads/2016/11/UMA-PONTE-PARA-O-FUTURO.pdf Acesso em 10 de janeiro de 2017;
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2010;
TEIXEIRA, Anízio. Educação para a democracia: introdução a democracia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2007;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.