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n. 48 - CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE INDUÇÃO DO TEMPO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Zenildo José Barbosa, Cibele Maria Lima Rodrigues

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise comparativa entre os discursos presentes nos textos oficiais do PME (2007) e do Novo Mais Educação (2016), no que se refere a política e proposta curricular. Utilizamos o ciclo de políticas de Ball et al (1992). Na política do currículo, nos amparamos em Lopes (2006) e outros. Em linhas gerais, podemos perceber diferenças nas políticas de currículo e suas propostas, contidas nos dois programas, sobretudo no tocante à formação integral dos estudantes, visto que o “Novo” estabelece prioridade no ensino de português e matemática em detrimento de outros conhecimentos. Ele se insere na lógica de controle por meio das avaliações padronizadas que passaram a ser sinônimo de qualidade, mas que não consideram o contexto educacional dos estudantes, nem as condições de trabalho dos profissionais da educação.


Palavras-chave


Programa Mais Educação, Programa Novo Mais Educação, currículo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73897