n. 48 - CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE INDUÇÃO DO TEMPO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73897

Palavras-chave:

Programa Mais Educação, Programa Novo Mais Educação, currículo.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise comparativa entre os discursos presentes nos textos oficiais do PME (2007) e do Novo Mais Educação (2016), no que se refere a política e proposta curricular. Utilizamos o ciclo de políticas de Ball et al (1992). Na política do currículo, nos amparamos em Lopes (2006) e outros. Em linhas gerais, podemos perceber diferenças nas políticas de currículo e suas propostas, contidas nos dois programas, sobretudo no tocante à formação integral dos estudantes, visto que o “Novo” estabelece prioridade no ensino de português e matemática em detrimento de outros conhecimentos. Ele se insere na lógica de controle por meio das avaliações padronizadas que passaram a ser sinônimo de qualidade, mas que não consideram o contexto educacional dos estudantes, nem as condições de trabalho dos profissionais da educação.

Biografia do Autor

Zenildo José Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/FUNDAJ

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (2006), Especialização em Educação Integral e Inclusão Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010) e faz Mestrado em Educação, Cultura e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017) e Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), linha de pesquisa Políticas Educacionais e Gestão da Educação, especificamente sobre a prática curricular do Programa Novo Mais Educação (PNME) do Ministério da Educação (MEC) e a Formação integral do sujeito. É professor efetivo da Educação Básica da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata e professor efetivo da Educação Básica da Prefeitura Municipal do Paulista/PE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Educação, Políticas Educacionais: Programas, Projetos e Desenvolvimento Curricular.

Cibele Maria Lima Rodrigues, FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

Socióloga - Pesquisadora
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (Ufrpe/Fundaj) e do Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia (ProfSocio)

Diretoria de Pesquisas SociaisCECIM - Coord. do Centro de Estudos em Cultura, Identidade e MemóriaFundação Joaquim Nabuco  - Fundaj

Referências

ALBUQUERQUE, Plícia Mara de Negreiros Félix; Leite, Ivonaldo Neres. Reformulação do Programa Mais Educação: o novo para mais ou para menos? Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/setepe/trabalhos/TRABALHO_EV068_MD1_SA2_ID142_17112016171429.pdf Acesso em 01 de julho de 2019;

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006;

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997;

BALL, Stephen J; BOWE, R.; GOLD, A. Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. London and New York: Routledge, 1992;

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annete. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2012;

BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, p.99-116, jul/dez 2001;

BARBOSA, Zenildo José; RODRIGUES, Cibele Maria Lima. A proposta de formação do programa “novo” mais educação: ambiguidades e seus contextos. IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8441_16102017235028.pdf Acesso em 20 de julho 2018;

CAVALIERE, Ana Maria; GABRIEL, Carmem Teresa. Educação integral e currículo integrado: Quando dois conceitos se articulam em um programa. In: MOLL, Jaqueline 19 (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012;

GOMES, Alfredo Macedo (Org.). Políticas públicas e gestão da educação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011;

HERMIDA, Jorge Fernando. A educação na era FHC: fundamentos filosóficos e políticos. João Pessoa, PB: Editora Universitária,2008;

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (orgs). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011;

LOPES, Alice Casimiro. Discursos nas Políticas de Currículo. Revista Currículo sem Fronteiras, v.6,n.2,pp.33-52,jul/dez 2006;

MDB. Travessia Social: uma ponte para o futuro. Disponível em: https://www.fundacaoulysses.org.br/wp-content/uploads/2016/11/UMA-PONTE-PARA-O-FUTURO.pdf Acesso em 10 de janeiro de 2017;

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2010;

TEIXEIRA, Anízio. Educação para a democracia: introdução a democracia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2007;

Downloads

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Barbosa, Z. J., & Rodrigues, C. M. L. (2020). n. 48 - CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE INDUÇÃO DO TEMPO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73897

Edição

Seção

Artigos