n. 50 - SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA: TENSÕES NO TRABALHO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS

Kamila Lima Santana, Angela Maria Martins

Resumo


Este artigo integra investigação maior que analisou um programa implementado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo denominado Sistema de Gestão Pedagógica (SGP). O artigo tem como propósito discutir usos de um recurso tecnológico para (re) organizar a atuação de coordenadores pedagógicos no contexto do trabalho cotidiano na rede municipal de ensino de São Paulo (RME-SP). A fundamentação teórica ancorou-se em estudos que tratam da construção da identidade profissional e saberes mobilizados na atuação de coordenadores pedagógicos. Trata-se de investigação qualitativa e exploratória, que lançou mão da análise documental, da observação participante e da entrevista compreensiva. Este artigo apresenta e discute os dados produzidos a partir de entrevistas compreensivas com coordenadoras pedagógicas de escolas da rede municipal de São Paulo. A análise dos dados revela que o programa trouxe algumas contribuições para o exercício das funções do coordenador pedagógico devido à otimização do acompanhamento dos registros docentes e possíveis intervenções pedagógicas relacionadas a diagnóstico, planejamento e avaliação. Contudo, os dados também indicam contradições na implementação do programa em função da necessidade de seu aperfeiçoamento, assim como a melhoria da infraestrutura das escolas para racionalizar e dinamizar o processo de registro, leitura e análise de informações pedagógicas por professores e gestores.


Palavras-chave


política educacional; gestão da educação municipal; coordenação pedagógica

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, M. D. A.; VIEIRA, M. M. S. O Coordenador pedagógico e a questão dos saberes docentes. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.). O Coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2009, p. 11-23.

ANGELO, C. B.; MENDES, I. A. Entrevista Compreensiva: desvelando os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura. UFRN, n. 19, p. 29-41, maio./ago 2015.

BOGDAN, R.C, BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa. São Paulo , v. 42, n. 146, p. 351-367, Agosto 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

KAUFMANN, J. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.

QUIRINO, R. Saberes e práticas do pedagogo como coordenador pedagógico. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 2, p. 31-55, out 2015.

RIBEIRO, R. M. da C. O coordenador pedagógico na escola pública: dilemas, contradições e desafios de um profissional iniciante. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 59-78, jul. 2016. ISSN 1982-9949. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2019.

STAKE, R. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011 p. 81-148.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 3ª reimpressão, 2017.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Educação & Sociedade., Campinas , v. 21, n. 73, p. 209-244, dezembro 2000 .




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73486

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).

 Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br