n. 26 - O CONCEITO DE ATUAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72597

Palavras-chave:

atuação, enactment, políticas educacionais, ensino médio politécnico

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas no âmbito de sua produção, mas também no momento de sua interpretação e tradução pelos sujeitos que atuam nas escolas. Inicialmente apresentamos uma discussão teórica sobre o conceito de atuação, evidenciando o desenvolvimento desse conceito nos estudos de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2012; 2016). Na sequência, com o objetivo de ilustrar o uso desse conceito na análise de um caso, apresentamos o resultado de um estudo sobre a atuação da política educacional do Ensino Médio Politécnico, instituída pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, vigente de 2012 a 2016.

Biografia do Autor

Luís Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Adriana Rocely Viana da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Geografia e Mestra pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS). Professora assistente pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e Técnica pedagógica da Educação de Jovens, adultos e idosos (EJAI) da Secretaria Municipal de Educação de Maceió -AL

Andrea Milán Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como pedagoga na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Tábata Valesca Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. How Schools Do Policy: Policy enactments in secondary schools. Routledge, 2012.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming Education and Changing Schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

ROSA, Sanny S. da. Uma introdução às ideias e às contribuições de Stephen J. Ball para o tema da implementação de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 4, 2019, p. 1-17.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Gandin, L. A., da Rocha, A. R. V., Vasques, A. M., & Corrêa, T. V. (2020). n. 26 - O CONCEITO DE ATUAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72597

Edição

Seção

Artigos