Open Journal Systems

n. 26 - O CONCEITO DE ATUAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Luís Armando Gandin, Adriana Rocely Viana da Rocha, Andrea Milán Vasques, Tábata Valesca Corrêa

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas no âmbito de sua produção, mas também no momento de sua interpretação e tradução pelos sujeitos que atuam nas escolas. Inicialmente apresentamos uma discussão teórica sobre o conceito de atuação, evidenciando o desenvolvimento desse conceito nos estudos de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2012; 2016). Na sequência, com o objetivo de ilustrar o uso desse conceito na análise de um caso, apresentamos o resultado de um estudo sobre a atuação da política educacional do Ensino Médio Politécnico, instituída pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, vigente de 2012 a 2016.


Palavras-chave


atuação, enactment, políticas educacionais, ensino médio politécnico

Texto completo:

PDF

Referências


BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. How Schools Do Policy: Policy enactments in secondary schools. Routledge, 2012.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming Education and Changing Schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

ROSA, Sanny S. da. Uma introdução às ideias e às contribuições de Stephen J. Ball para o tema da implementação de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 4, 2019, p. 1-17.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72597