n. 19 - O TRABALHO DO DIRETOR DE ESCOLA: ANÁLISE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71059

Palavras-chave:

Diretor de Escola, Gestão Escolar, Política Educacional

Resumo

O presente artigo propõe discutir o trabalho do diretor de escola com base nos dados da tese de doutoramento, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (PPGE/UMESP). Assim, para este recorte, considera-se a pesquisa bibliográfica que retoma os escritos de Carneiro Leão, Ribeiro, Lourenço Filho e Teixeira, na perspectiva clássica, e Arroyo, Félix e Paro, na perspectiva crítica. Das escolas de pensamento mencionadas, foram extraídos e analisados os elementos associados ao trabalho do diretor. Através desta análise foi possível concluir que existem diferentes posições e contradições que permeiam e orientam o trabalho do diretor de escola, exigindo-se dele um posicionamento frente às atuais políticas educacionais.

Biografia do Autor

Ricardo Alexandre Marangoni, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Pós-Doutorando em Educação (UFPR). Doutor em Educação (UMESP). Diretor de Escola (SEDUC/SP).

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Publicado

2020-04-26

Como Citar

Marangoni, R. A. (2020). n. 19 - O TRABALHO DO DIRETOR DE ESCOLA: ANÁLISE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71059

Edição

Seção

Artigos