n. 29 - O DISCURSO SOBRE A ESTRATÉGIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO DISTRITO FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70469

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Teoria dos Sistemas Sociais, Discurso, Estratégia Organizacional

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem comunicacional, fundamentada na teoria sistêmica de Niklas Luhmann e na teoria discursiva de Eliseo Verón, para a compreensão da estratégia organizacional de uma instituição pública de ensino do Distrito Federal. Esta abordagem possibilitou a exploração de elementos comunicacionais, que foram articulados por meio de um modelo teórico que enfatiza as dimensões simbólicas e semânticas dos processos estratégicos das organizações. Foram analisados documentos institucionais e realizadas seis entrevistas semiestruturadas com gestores da organização. Os resultados indicam os desvios, os paradoxos e os conflitos inerentes à condição sistêmica da organização. As práticas e os discursos institucionalizados indicam as dificuldades dos processos estratégicos, incluindo a ausência de rotinas formais de planejamento. Objetivos e metas são, geralmente, percebidos como uma forma de controle.

Biografia do Autor

Renata Afonso Ferreira Madeira Madruga, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília

Victor Laus-Gomes, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Líder do Núcleo de Estudos em Estratégia e Gestão Educacional.

Referências

ANDRIGUETTO JR., Haroldo. A contribuição da estratégia como prática para o estudo da formação de estratégias em universidades. RPGE – Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 20, n. 2, 2016, p. 337-358. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9464>. Acesso em: 12 nov. 2019.

GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Victor M. L. R. Uma leitura comunicacional da estratégia na perspectiva sistêmico-discursiva. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

GOMES, Victor M. L. R. Uma leitura comunicacional da estratégia nas organizações. Galaxia, São Paulo, n. 33, set./dez. 2016a, p. 226-238.

GOMES, Victor M. L. R. Rede decisória comunicacional: um exemplo de aplicação. Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS, São Caetano do Sul, v. 17, n. 35, set./dez. 2016b, p. 30-45.

JARZABKOWSKI, Paula.; BALOGUN, Julia. SEIDL, David. Strategizing: the challenges of a practice perspective. Human Relations, London, v. 60, 2007, p. 5-27.

LUHMANN, Niklas. Introdução à teoria dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 2011.

LUHMANN, Niklas. Sistemas sociais: esboço de uma teoria geral. Petrópolis: Vozes, 2016.

MARCHIORI, Marlene. Comunicação organizacional e perspectivas metateóricas: interfaces e possibilidades de diálogo no contexto das organizações. In: OLIVEIRA, Ivone de. L.; SOARES, Ana T. N. (Org.). Interfaces e tendências da comunicação: no contexto das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.

REBELO, Luiza M. B.; ERDMANN, Rolf. H. Formação de estratégias em universidades: processo formal, negociado ou construção permanente? Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 11, jan./abr. 2004, p. 117-133.

RESTREPPO, Mariluz J.; ANGULO, Jaime R. Intervenir em la organizacion. Bogotá: Significantes de Papel Ediciones, 1995.

SCROFERNEKER, Cleusa M. A. Comunicação e cultura organizacional: a complexidade dos diálogos ‘(in)visíveis’. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.

TORRES, José J. M. Teoria da complexidade: uma nova visão de mundo para a estratégia. Revista Integra Educativa, v. 2, n. 2, , 2009, p. 189-202.

VERÓN, Eliseo. A produção de sentido. São Paulo: Cultrix, 1980.

VERÓN, Eliseo. La semiosis social: fragmentos de uma teoria de La discursividad. Barcelona: Gedisa, 1996.

VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2004.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Madruga, R. A. F. M., & Laus-Gomes, V. (2020). n. 29 - O DISCURSO SOBRE A ESTRATÉGIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO DISTRITO FEDERAL. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70469

Edição

Seção

Artigos