n. 11 - AS POLÍTICAS DE AUSTERIDADE E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PRESENÇA DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES SOB RISCO
Resumo
O presente artigo discute as ameaças impostas pelas políticas de austeridade que dominam as propostas econômicas do atual governo para os avanços alcançados com as políticas sociais direcionadas à democratização da educação superior brasileira. Os resultados dessas políticas são evidenciados na análise do perfil de estudantes de escolas públicas que ingressaram em universidades públicas, notadamente nas federais, a partir da implementação de programas que possibilitaram o acesso, a permanência e a formação de indivíduos até então alijados desse nível educacional. A análise do perfil dos estudantes, sua trajetória acadêmica e as estratégias de apoio à sua permanência na universidade foi realizada por estatísticas descritivas de dados retirados do Censo da Educação Superior de 2018, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Concluímos que não há dúvida que os poucos avanços alcançados na superação de barreiras para o acesso de estudantes de escolas públicas em universidades públicas, nos últimos anos, estão em risco com os retrocessos em curso e as ameaças diante de um futuro incerto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BLYTH, Mark. Austeridade: a história de uma ideia perigosa. São Paulo: Autonomia Literária, 2017.
BONETI, Lindomar Wessler. A educação superior e a “inclusão social”: a razão das cotas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 11, p. 53-65, jan./abr. 2004.
DOVIGO, Fabio (coord.) Mejorar la inclusión y la equidade em las IES: la perspectiva de las funciones. In: SALLÁN, Joaquín Gairín. ÁVILA, Guadalupe Palmeras y. Politicas y prácticas para la equidade em la educación superior. Madrid: Wolters Kluwer España, 2018. p. 189-232.
DWECK, Esther; OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de; ROSSI, Pedro (coord.). Austeridade e Retrocesso: Impactos Sociais da Política Fiscal no Brasil. São Paulo: Brasil Debate e Fundação Friedrich Ebert, 2018.
SUÁREZ, Cecilia Inés; GAIRIN, Joaquín. Equidad y educación superior. In: SALLÁN, Joaquín Gairín. ÁVILA, Guadalupe Palmeras y. Politicas y prácticas para la equidade em la educación superior. Madrid: Wolters Kluwer España, 2018. p. 27-38.
LÖWY, Michael. Conservadorismo e extrema-direita na Europa e no Brasil. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 124, p. 652-664, out./dez. 2015.
MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte (1851/1852). Tradução de
Nélson Jahr Garcia. Edição: Ridendo Castigat Mores, 2000. E-book. Disponível em: https://neppec.fe.ufg.br/up/4/o/brumario.pdf. Acesso em: set. 2019.
OLIVEIRA, João F de; CATANI; Afrânio Mendes; HEY, Ana Paula; AZEVEDO, Mário Luiz Neves. Democratização do Acesso e Inclusão na Educação Superior no Brasil. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João F. de; MOROSINI, Marília (org.). Educação Superior no Brasil: 10 anos pós-LDB. Brasília: Inep, 2008, p. 71-88.
RISTOFF, Dilvo. Educação superior no Brasil: 10 anos pós-LDB: da expansão à democratização. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João F. de; MOROSINI, Marília (org.). Educação superior no Brasil: 10 anos pós-LDB. Brasília: Inep, 2008. p. 39-50.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Future-se e o capitalismo universitário: “Trata-se de transformar a universidade, de um bem comum, em investimento lucrativo”. [Entrevista cedida a] João Vitor Santos e Wagner Fernandes de Azevedo. Carta Maior, São Paulo, 19 ago. 2019. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Future-se-e-o-capitalismo-universitario-Trata-se-de-transformar-a-universidade-de-um-bem-comum-em-investimento-lucrativo-/54/44994. Acesso em: set. 2019.
TODOROV, Tzvetan. Os inimigos íntimos da Democracia. Lisboa: Edições 70, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70093