n. 17 - O DESAFIO DA FUNÇÃO SOCIAL DOCENTE DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM CURSO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70082

Palavras-chave:

Formação de Professores, Neoliberalismo, Políticas Educacionais, função social

Resumo

A pesquisa questiona a função social do profissional docente na conjuntura das políticas educacionais em curso, dada a hegemonia neoliberal.  Tem por metodologia a hermenêutica jurídica de políticas educacionais normativas relacionadas à formação docente, lançando mão da análise qualitativa de Programas de Governo e a revisão bibliográfica (FREIRE; DARDOT; LAVAL; GIDDENS; SENNETT; GRAMSCI), além da pertinente análise de dados. O objetivo é problematizar a relação do neoliberalismo com ações de políticas educacionais na atualidade, comparado as políticas normativas aos principais programas de governo em curso no Brasil, apresentar como a função social do profissional docente enquanto trabalhador intelectual.  As reflexões acerca dos programas de governo, aconoradas na devida revisão bibliográfica e na análise de dados conclui pela hegemonia neoliberal na atual conjuntura nacional, mas também no estabelecimento de cinco categorizações sobre a função social do profissional docente, enquanto possibilidade do exercício contra hegemônico.  

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Pesquisadora Pq/CNPq.

Sidinei Cruz Sobrinho, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense/IFSul

Professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense/IFSul.  Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo

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Publicado

2020-03-06

Como Citar

Esquinsani, R. S. S., & Sobrinho, S. C. (2020). n. 17 - O DESAFIO DA FUNÇÃO SOCIAL DOCENTE DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM CURSO NO BRASIL. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70082

Edição

Seção

Artigos