n. 08 - FINANCIAMENTO PÚBLICO PARA O ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL E A FINANCEIRIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70063

Palavras-chave:

, Financerização. Mundialização do capital. Educação Superior, Mercantilização

Resumo

Na atual etapa do capital rentista, a financeirização tem repercussão direta na educação superior e, em vários países, esse processo é estimulado por meio de políticas estatais que favorecem o setor privado, como o financiamento estudantil. Poucas pesquisas têm se dedicado à análise da atuação dos grupos financeiros na educação superior, bem como às alterações do seu modus operandi e rentabilidade. Nesse artigo, são examinados os investimentos federais com Prouni e o Fies a fim de investigar em que medida contribuem para a expansão do ensino superior privado e para o aumento do patrimônio líquido dos quatro grupos empresariais de capital aberto que atuam na educação superior - Estácio Participações; Kroton, Ânima e Ser Educacional. Trata-se de uma pesquisa documental com dados coletados nos bancos disponibilizados on line no site do Senado Federal, nos Relatórios do TCU e nos Censos da Educação Superior do INEP. Os resultados evidenciam que o processo de financeirização do ensino superior privado no Brasil tem se expandido com o incentivo do governo federal por meio desses dois programas. O FIES passou a ser uma das principais fontes de lucro das empresas chegando a responder, no ano de 2014, por mais 70% do rendimento líquido dos grupos empresariais investigados. Como consequência, o espaço educacional torna-se um espaço de acumulação capitalista, lastreado por estratégias mercantis capazes de criar grandes conglomerados educacionais de caráter financeirizado e concentrado.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Jacob Chaves, UFPA

Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2018-2020). Doutora em Educação - Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) com Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Pós-Doutorado no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2011). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior da UFPA (GEPES) e é vice-coordenadora do GT-11 – Políticas da Educação Superior da ANPEd. É pesquisadora da rede Universitas/Br. É diretora do Fórum de Gestão do Ensino Superior de Países e Regiões de Língua Portuguesa - FORGES. É pesquisadora com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Maria Rosimary Soares dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (2007), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Graduada em Ciências Sociais também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidad Nacional de San Martim – Argentina e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Realizou Pós-doutorado na Universidade Federal do Pará (2019). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos sobre a Educação Superior (GEPES/UFPA), o Grupo Universitatis/UFMG e a rede de pesquisadores Universitas/Br. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão da Faculdade de Educação-UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre a expansão e financiamento da educação superior. 

Fabíola Bouth Brello Kato, Universidade Federal do Pará

Professora adjunta da Universidade Federal do Pará. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA). Coordenadora da Linha de Políticas Públicas Educacionais. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013).  Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005). Realizou Pós-doutorado na Universidade Federal do Pará (2015). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Superior (GEPES/UFPA) e pesquisadora da rede Universitas/Br. Tem experiência em pesquisas na área da educação com ênfase para os estudos sobre políticas públicas para a educação superior.

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Publicado

2020-01-26

Como Citar

Chaves, V. L. J., Santos, M. R. S. dos, & Kato, F. B. B. (2020). n. 08 - FINANCIAMENTO PÚBLICO PARA O ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL E A FINANCEIRIZAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70063

Edição

Seção

Dossiê: O futuro da educação superior diante da conjuntura