Open Journal Systems

n. 08 - FINANCIAMENTO PÚBLICO PARA O ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL E A FINANCEIRIZAÇÃO

Vera Lúcia Jacob Chaves, Maria Rosimary Soares dos Santos, Fabíola Bouth Brello Kato

Resumo


Na atual etapa do capital rentista, a financeirização tem repercussão direta na educação superior e, em vários países, esse processo é estimulado por meio de políticas estatais que favorecem o setor privado, como o financiamento estudantil. Poucas pesquisas têm se dedicado à análise da atuação dos grupos financeiros na educação superior, bem como às alterações do seu modus operandi e rentabilidade. Nesse artigo, são examinados os investimentos federais com Prouni e o Fies a fim de investigar em que medida contribuem para a expansão do ensino superior privado e para o aumento do patrimônio líquido dos quatro grupos empresariais de capital aberto que atuam na educação superior - Estácio Participações; Kroton, Ânima e Ser Educacional. Trata-se de uma pesquisa documental com dados coletados nos bancos disponibilizados on line no site do Senado Federal, nos Relatórios do TCU e nos Censos da Educação Superior do INEP. Os resultados evidenciam que o processo de financeirização do ensino superior privado no Brasil tem se expandido com o incentivo do governo federal por meio desses dois programas. O FIES passou a ser uma das principais fontes de lucro das empresas chegando a responder, no ano de 2014, por mais 70% do rendimento líquido dos grupos empresariais investigados. Como consequência, o espaço educacional torna-se um espaço de acumulação capitalista, lastreado por estratégias mercantis capazes de criar grandes conglomerados educacionais de caráter financeirizado e concentrado.


Palavras-chave


: Financerização. Mundialização do capital. Educação Superior, Mercantilização

Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, P. P. Z. Financeirização, crise, educação: considerações preliminares.Texto para Discussão. IE/UNICAMP, Campinas, n. 217, mar. 2013.

CARVALHO, C. H. A. de. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educação. V. 18, p.761-776, 2013.

CALEFFI, P.; MATHIAS, A. J. l. Universidade S.A: as companhias de capital aberto da educação superior do Brasil. FGV de bolso, n. 45, serie economia e gestão, 2017.

CHAVES, V. L. J. Expansão da Privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação de oligopólios. Educação e Sociedade, v. 31, p.481-500, 2010.

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Editora Xamã, 1996.

GILIOLI, R. de S. P. Um balanço do Fies: desafios, perspectivas e metas do PNE. In: GOMES, Ana Valeska Amaral (Org.) Plano Nacional de Educação: olhares sobre o andamento das metas. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017.

LAVINAS, L; ARAÚJO, E.; BRUNO, M.. Brasil: vanguarda da financeirização entre os emergentes? Uma análise exploratória. Disponível em: . Acesso out. 2018.

LEHER. R. Universidade e heteronomia cultural no capitalismo dependente. Um estudo a partir de Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2018.

OLIVEIRA, R. P. A financeirização da economia e suas consequências para a educação superior no Brasil. In: MARINGONI, G. (Org.). O negócio da educação: as aventuras das universidades privadas na terra do capitalismo sem risco. São Paulo: Olho D’água, 2017, p. 27-36.

PAULANI, L. Brasil Delivery. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

PAULANI, L. Capitalismo financeiro, estado de emergência econômico e hegemonia às avessas. In: OLIVEIRA, F; BRAGA, R; RIZEK, C. (orgs.). Hegemonia às avessas. São Paulo: Boitempo, 2010, p.109-134.

PORTO, J. G. de S. As perspectivas de abertura de Capital no ensino superior Brasileiro. 2012 Disponível em: http// revistaarnaldo.costatecs.com.br/index.php/faculdadedireitoarnaldo/article/. Acesso em: 20 de mar. 2018.

RUAS, C. M. S.; OLIVEIRA, R. T. C. Modelo de Gestão da Educação Superior Privada brasileira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, V.2, n.3, set/dez, 2016, p.461-479.

SANTOS FILHO, J.R. Financiamento da educação superior privado-mercantil: incentivos públicos e financeirização de grupos educacionais. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

SERFATI, C. O Domínio do capital financeiro: que consequências? In: CHESNAIS, F; PHILON, D. As armadilhas da finança mundial: diagnósticos e soluções. Portugal: campo da comunicação, 2003, p.7-13.

SGUISSARDI, V. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado-mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educação & Sociedade. Campinas, SP, v. 29, n. 105, dez/2008. Disponível em . Acesso em 10 mar 2015.

STEFFEN, H. C; ZANINI, F. A. M. Abertura de capital no Brasil: percepções de executivos financeiros. 2012. Disponível em: http// http://www.scielo.br/pdf/rcf/v23n59/v23n59a03.pdf. Acesso em: 20 de abr. 2018.

VALE, A. de A.; CARVALHO, C. H. de A.; CHAVES, V. L. J. Expansão privado-mercantil e a financeirização da educação superior brasileira. In: CABRITO, Belmiro et al (Org.). Os desafios da expansão da educação em países de língua portuguesa: financiamento e internacionalização. Lisboa: EDUCA, 2014, p. 199-220.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70063