n. 02 - DIRETRIZES GLOBAIS PARA O CAPITALISMO ACADÊMICO BRASILEIRO DEPENDENTE: A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DA WORLD CLASS UNIVERSITY
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.69903Palavras-chave:
Globalização, Capitalismo acadêmico, Empresariamento, New American University, World Class University.Resumo
O presente artigo objetiva analisar as implicações globais do capitalismo acadêmico que condiciona a criação de um tipo de World Class University. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental calcada na epistemologia crítico-dialética. Utilizou-se a análise de conteúdo no tratamento dos dados. Considera-se que não obstante os apontamentos para o empresariamento da educação superior através de parcerias público-privadas que subsidiam a expansão do setor privado-mercantil da educação superior a partir de sua financeirização via fundos de investimentos e espoliação do fundo público, novas medidas buscam impulsionar o desmonte das instituições federais para adequá-las ao padrão da New American University que se caracteriza como o movimento de mercantilização da produção científica e investimentos privados no setor público, buscando, desta maneira, a constituição da World Class University.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2010.
CATIVELLI, A. S.; LUCAS, E. R. O. Patentes universitárias brasileiras: perfil dos inventores e produção por área do conhecimento. Encontros Bibli, Santa Catarina, v. 21, n. 47, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n47p67>. Acesso em: 27 out. 2019.
CHADE, J. Brasil tem pior desempenho entre maiores escritórios de patentes do mundo. Estadão – 03 dezembro 2018. Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-pior-desempenho-entre-maiores-escritorios-de-patentes-do-mundo,70002631113>. Acesso em: 27 out. 2019.
CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
PAULA, A. S. DO N. DE; COSTA, F. J. F.; LIMA, K. R. R. A condicionalidade do estado avaliador e suas implicações na avaliação e a expansão mercantilizada da educação superior brasileira. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 2, 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650708/17649>. Acesso em 24 out. 2019.
HARVEY, D. O novo imperialismo. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
IANNI, O. Teorias da globalização. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
LEHER, R. “Future-se” indica a refuncionalização das universidades e institutos federais. Le Monde Diplomatique –2 de agosto de 2019. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/future-se-indica-a-refuncionalizacao-das-universidades-e-institutos-federais/>. Acesso em: 27 out. 2019.
LEHER, R.; VITTORIA, P.; MOTTA, V. Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil. Germinal: Marxismo e Educação e Debates, Salvador, v. 9, n. 1, 2017. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21792>. Acesso em 27 out. 2019.
LIMA, K. R. S. O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. Rev. katálysis, Florianópolis, v. 14, n. 1, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802011000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2019.
MITTER, W. Bildungssouveränität und Schulträgerschaft in Europa in Historisch-Vergleichender Sicht. Bildung und Erziehung. v. 59, n. 1, 2006. Disponível em: < https://www.vr-elibrary.de/doi/abs/10.7788/bue.2006.59.1.5?journalCode=bue#.XbWy2NVRfIU>. Acesso em: 02 out. 2019.
PERONI, V.; CAETANO, M. R.; LIMA, P. Reformas educacionais de hoje: as implicações para a democracia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, 2017. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/793/pdf>. Acesso em: 27 out. 2019.
SIGAHI, T. F. A. C. A ascensão da lógica financeira sob a perspectiva da teoria do capitalismo acadêmico: consequências para a formação do engenheiro de produção. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidadel Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
SILVA JÚNIOR, J. R. The new american university: a busca por resultados comercializáveis: para quem?. Bauru: Canal 6, 2017.
SLAUGHTE, S.; LESLIE, L. L. Expanding and Elaborating the Concept of Academic Capitalism. Organization, v. 8, n. 2, 2001. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1350508401082003?journalCode=orga>. Acesso em: 27 jul. 2019.
SLAUGHTE, S.; LESLIE, L. L. Academic capitalism: politics, policies, and the entreoreneurial university. Baltmore: The Johns Hopkins University Press, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.