n. 12 - FUTURE-SE: UM GOLPE CONTRA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.69548

Palavras-chave:

Future-se, Reforma Universitária, Democratização.

Resumo

O presente artigo traz uma análise do Programa Future-se, lançado como proposta de reforma universitária pelo MEC em agosto de 2019, confrontando as perspectivas desse programa quanto à democratização do ensino superior. Constatamos que o referido programa assume uma configuração privatista, ao transferir para as Universidades a responsabilidade pela captação de recursos junto ao mercado para custear seus projetos de ensino, pesquisa e extensão e que induz à desresponsabilização do Estado quanto ao financiamento das IFES. Fere o princípio da autonomia universitária, ao permitir que organizações sociais passem a gerir os recursos e a execução do programa, submetendo o financiamento universitário à lógica do mercado. Ao mesmo tempo, não menciona perspectivas para a ampliação de vagas e manutenção de programas estruturantes para as IFES, aprofundando o processo de desconstrução da Universidade pública e refreando os avanços obtidos nos governos anteriores quanto à democratização do ensino superior. Concluímos que somente através da luta pelo reestabelecimento da democracia formal, combalida pela ruptura institucional de 2016, é possível, pela ação popular, refrear os retrocessos impostos à educação brasileira pela agenda ultraliberal do governo de extrema direita.

Biografia do Autor

Ana Paula Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Curso de Licenciatura em Ciências Humanas. Área: Fundamentos da Educação.

Leonardo José Pinho Coimbra, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Área: Fundamentos da Educação.

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Publicado

2020-01-26

Como Citar

de Sousa, A. P. R., & Coimbra, L. J. P. (2020). n. 12 - FUTURE-SE: UM GOLPE CONTRA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.69548

Edição

Seção

Dossiê: O futuro da educação superior diante da conjuntura