n. 03 - INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: FORMANDO CIDADÃOS GLOBAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.68722

Palavras-chave:

Educação, Políticas Educacionais, Gestão Educacional

Resumo

Resumo: O tema deste trabalho são os desafios e as possibilidades da Internacionalização na Educação Superior. Temos como objetivo problematizar os desafios para a Internacionalização na Educação Superior e apontar as suas possibilidades a partir do pensamento de Fossati e Miranda (2018), Gacel-Ávila (2003), Godoy (1995), Knight (2004), Miranda e Stallivieri (2017), Morin (2005), Rudzki (1998), Sebastián (2004) e Stallivieri (2017). Utilizamos como metodologia qualitativa o estudo dos descritores da pesquisa a partir da revisão sistemática de literatura. A coleta de dados será feita por meio do levantamento bibliográfico e documental. Apresentamos como resultados a exigência de uma política pública para a internacionalização do Ensino Superior que faça parte de um projeto de Estado, que priorize a competência intercultural como um objetivo curricular chave e que estimule a mobilidade internacional (FOSSATI e MIRANDA, 2018); a necessidade de internacionalização institucional com o intuito de estimular o desenvolvimento igualitário das nações pela oferta de educação e de contemplar a mobilidade acadêmica do corpo docente e discente. Propomos que as instituições acadêmicas ampliem suas dimensões interdisciplinar e intersetorial, fomentando o desenvolvimento sustentável e a formação do pensamento crítico, estimulando as experiências multiculturais e habilitando o indivíduo a ser um cidadão global.

 

Palavras-chave: Internacionalização; Educação Superior; Mobilidade Acadêmica; Cidadão Global; Internacionalização Institucional Universitária.

Biografia do Autor

Janaína Bueno Bady, Universidade La Salle - Canoas - RS

Janaína Bueno Bady atua como professora na Rede Pública de Ensino desde 2002.

 Trabalhou com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, teve experiência com adolescentes e adultos ministrando aulas de Filosofia para alunos do ensino médio, também atuando como Psicopedagoga Clínica e Institucional.

  Desde 2009, trabalha na EJA, com jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, como professora referência nas Totalidades Iniciais do ensino fundamental, no SAIA (Serviço de Acolhimento Integração e Acompanhamento) e no Laboratório de Aprendizagem na E.M.E.F Porto Alegre.

  Cursou Magistério, graduou-se em Filosofia - Licenciatura e Bacharelado e fez pós-graduação na área de Linguística e em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade La Salle. Atualmente é acadêmica do curso de Mestrado em Educação na mesma Universidade.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle - Canoas - RS

Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS (1999) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa: Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias. É parecerista de Revistas Científicas tais como: Ciência & Saúde Coletiva; Educação, Ciência e Cultura; Diálogo Educacional; Quaestio; Museion e Cippus. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle - RS, e Reitor desta Universidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Gestão Educacional nos diferentes contextos. Possui vasta experiência na gestão de instituições da Rede La Salle no Brasil. Presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), no Brasil - Gestão 2014-2016 e Gestão 2018-2020. Em 2016 foi agraciado com a Medalha Pinto Bandeira pela Prefeitura Municipal de Canoas pelos serviços relevantes prestados à comunidade. Em 2017 recebeu o Prêmio Laney Langaro: destaque em Educação. Em 2018 lhe foi concedida a Medalha do Mérito Farroupilha, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e a Comenda Metropolitana, pelo Comando de Policiamento Metropolitano do Estado.

Hildegard Susana Jung, UNIVERSIDADE LA SALLE - CANOAS - RS

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente e Coordenadora do curso de Pedagogia, professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, políticas públicas, avaliação e planejamento. É integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores) e membro do conselho editorial das Edições Hipótese. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais e internacionais, e capítulos de livros.

Denise Regina Quaresma da Silva, UNIVERSIDADE LA SALLE - CANOAS - RS FEEVALE - NOVO HAMBURGO - RS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED - Educação. Pós-Doutora em Estudos de Gênero pela UCES (2011), Doutora (2007) e Mestre (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Psicóloga. É professora e pesquisadora da Universidade FEEVALE no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, orientando mestrado e doutorado, é também é professora na Universidade LA SALLE, onde atua no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação de Educação, orientando teses e dissertações. Como pesquisadora é vinculada ao Grupo de Pesquisa Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental da FEEVALE e ao Grupo Práticas de Pesquisa e indicadores de qualidade na educação, do UNILASALLE. Atua nas áreas dos Estudos de Gênero, Psicanálise, Psicologia e Educação, nos temas Educação sexual, Saúde sexual e reprodutiva, Gravidez na adolescência, Formação de professores, Politicas Publicas e Direitos Humanos. Tem publicado regularmente seus artigos em revistas científicas qualificadas nacional e internacionalmente, bem como livros e capítulos de livros.

Referências

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Publicado

2020-01-26

Como Citar

Bady, J. B., Fossatti, P., Jung, H. S., & Silva, D. R. Q. da. (2020). n. 03 - INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: FORMANDO CIDADÃOS GLOBAIS. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.68722

Edição

Seção

Dossiê: O futuro da educação superior diante da conjuntura