n. 03 - INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: FORMANDO CIDADÃOS GLOBAIS

Janaína Bueno Bady, Paulo Fossatti, Hildegard Susana Jung, Denise Regina Quaresma da Silva

Resumo


Resumo: O tema deste trabalho são os desafios e as possibilidades da Internacionalização na Educação Superior. Temos como objetivo problematizar os desafios para a Internacionalização na Educação Superior e apontar as suas possibilidades a partir do pensamento de Fossati e Miranda (2018), Gacel-Ávila (2003), Godoy (1995), Knight (2004), Miranda e Stallivieri (2017), Morin (2005), Rudzki (1998), Sebastián (2004) e Stallivieri (2017). Utilizamos como metodologia qualitativa o estudo dos descritores da pesquisa a partir da revisão sistemática de literatura. A coleta de dados será feita por meio do levantamento bibliográfico e documental. Apresentamos como resultados a exigência de uma política pública para a internacionalização do Ensino Superior que faça parte de um projeto de Estado, que priorize a competência intercultural como um objetivo curricular chave e que estimule a mobilidade internacional (FOSSATI e MIRANDA, 2018); a necessidade de internacionalização institucional com o intuito de estimular o desenvolvimento igualitário das nações pela oferta de educação e de contemplar a mobilidade acadêmica do corpo docente e discente. Propomos que as instituições acadêmicas ampliem suas dimensões interdisciplinar e intersetorial, fomentando o desenvolvimento sustentável e a formação do pensamento crítico, estimulando as experiências multiculturais e habilitando o indivíduo a ser um cidadão global.

 

Palavras-chave: Internacionalização; Educação Superior; Mobilidade Acadêmica; Cidadão Global; Internacionalização Institucional Universitária.


Palavras-chave


Educação; Políticas Educacionais; Gestão Educacional

Texto completo:

PDF

Referências


DIXON, V. Understanding the Implications of a Global Village. Inquiries Journal, Boston, v. 1, n. 11, 2009. Disponível em: http://www.inquiriesjournal.com/articles/1681/understanding-the-implications-of-a-global-village. Acesso em: 06 dez. 2018.

FOSSATI, P.; MIRANDA, J.A. Gestão da Internacionalização da Educação Superior: desafios para o desenvolvimento do estudante global. Revista de Educação da PUC Campinas, Campinas, v. 23, n. 2, p. 273-289, mai./ago. 2018.

GACEL-ÁVILA, J. La internacionalización de la educación superior: paradigma para una Educación Global. México: CUSCH-Universidad de Guadalajara, 2003.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista Administração de Empresas. v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education. Sage Publications, v.8, n.1, p. 5-32, 2004.

MCLUHAN, H. M.; FIORE, Q. The Medium is the Massage. An inventory of effects. Londres: Penguin Books, 1967. Disponível em: https://designopendata.files.wordpress.com/2014/05/themediumisthemassage_marshallmcluhan_quentinfiore.pdf. Acesso em: 24 ago. 2019.

MCLUHAN, H. M. A Galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: USP, 1972.

MIRANDA, J.A.; STALLIVIERI, L. Para uma política pública de internacionalização para o ensino superior no Brasil. Avaliação, v. 22, n. 3, p. 589-613, dez. 2017.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2005.

ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Pacto Global, 2000. Disponível em: http://pactoglobal.org.br/o-que-e/.. Acesso em: 11 dez. 2018.

PUREZA, J. M. Globalização e direito internacional da boa vizinhança ao patrimônio comum da humanidade, Revista Lua Nova, São Paulo, n. 30, p. 73-89, 1993.

RUDZKI, R.E. The strategic management of internationalization: towards a model of theory and practice. Tese (Doutorado em Filosofia), School of Education. University of Newcastle upon Tyne, Newcastle upon Tyne, 1998.

SEBASTIÁN, J. Cooperación e internacionalización de las universidades. Buenos Aires: Biblos, 2004.

STALLIVIERI, L. Internacionalização e Intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.68722

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br