n 12 - O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UMA POLÍTICA PÚBLICA NO CONTEXTO DA PRÁTICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO LEOPOLDO/RS

Míria Maria de Souza Roos, Rosangela Fritsch

Resumo


O Estado do Rio Grande do Sul, em 2012, implantou a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. O objetivo deste artigo é analisar a implementação desta política em escolas estaduais de São Leopoldo identificando impactos no sentido da melhoria da qualidade educacional nestas instituições. É fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizoudados de fontes documentais, bancos de dados e entrevistas com gestores submetidos à análise de conteúdo. Como resultado, percebemos problemas na comunicação tendo a evidência de que a proposta não foi entendida pela comunidade escolar; ausência de qualificação de gestores e professores quanto ao conteúdo da proposta dificultando a sua implementação; falta de suporte financeiro para qualificação dos espaços e instalações necessárias em termos de infraestrutura. Constatamos um alto índice de evasão nas escolas pesquisadas e quea política em questão não atingiu objetivos de qualidade cidadã e politecnia, mas, contribuiu para que integrantes da comunidade escolar repensassem as suas práticas, especialmente, no que tange à avaliação emancipatória e seminário integrado.

Palavras-chave


Política Pública; Ensino Médio; Ensino Médio Politécnico

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v11i0.56079

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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