n. 2 - MAPEANDO A(S) POLÍTICA(S) POR TRÁS DA POLÍTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL

Eliana Santiago Gonçalves Edmundo

Resumo


O presente estudo teve como objetivo explorar o contexto de influências da política para o ensino de língua estrangeira na educação básica no Brasil expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação vigente - LDB 9394/96 - buscando identificar o envolvimento de atores na definicão da política e utilizando como referencial teórico-analítico a abordagem do ciclo de políticas (BALL, 2001; MAINARDES, 2006). Por meio de uma pesquisa documental, algumas propostas da UNESCO e artigos da Constituição de 1988 são analisados como exemplos das influências nacional e internacionais, de modo a perceber como as políticas se encontram justapostas e as relações de poder que as permeiam, e observar como diferentes eventos históricos deram origem à política para o ensino de língua estrangeira. Inspirada nos trabalhos de Deleuze (1988) e Deleuze e Guattari (2000), a cartografia foi utilizada para ilustrar os achados da pesquisa e mapear as diferentes interfaces que mesclam as orientações discursivas das políticas e, também, esboçar a contingência e a circularidade dos sentidos das políticas.


Palavras-chave


Ensino de língua estrangeira; Contexto de influências das políticas públicas; Educação Básica; LDB 9394/96; UNESCO

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v11i0.54088

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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