n. 2 - MAPEANDO A(S) POLÍTICA(S) POR TRÁS DA POLÍTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.54088Palavras-chave:
Ensino de língua estrangeira, Contexto de influências das políticas públicas, Educação Básica, LDB 9394/96, UNESCOResumo
O presente estudo teve como objetivo explorar o contexto de influências da política para o ensino de língua estrangeira na educação básica no Brasil expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação vigente - LDB 9394/96 - buscando identificar o envolvimento de atores na definicão da política e utilizando como referencial teórico-analítico a abordagem do ciclo de políticas (BALL, 2001; MAINARDES, 2006). Por meio de uma pesquisa documental, algumas propostas da UNESCO e artigos da Constituição de 1988 são analisados como exemplos das influências nacional e internacionais, de modo a perceber como as políticas se encontram justapostas e as relações de poder que as permeiam, e observar como diferentes eventos históricos deram origem à política para o ensino de língua estrangeira. Inspirada nos trabalhos de Deleuze (1988) e Deleuze e Guattari (2000), a cartografia foi utilizada para ilustrar os achados da pesquisa e mapear as diferentes interfaces que mesclam as orientações discursivas das políticas e, também, esboçar a contingência e a circularidade dos sentidos das políticas.
Referências
AZEVEDO, S. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. Dos (et. al.). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.
BALL, S.J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp.99-116, Jul/Dez 2001.
CALVET, L-J. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução Marcos Marcolino. São Paulo: Parábola, 2002.
CORTELLA. M. S. Palestra: políticas públicas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=byHyNypX5eo>. Acesso em: 10 Jul 2016.
DELEUZE, G. ¿Que és un dispositivo? In: Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990, pp. 155-161. Tradução de wanderson flor do nasciemento.
DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. (2000) Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, 1.ed. v.1. Neto, Aurélio; Costa, Celia (Trad). São Paulo: Editora 34, 2000.
DEMETER, P. R. Políticas Públicas: é preciso conhecer. AATR-BA, 2002.
FOGAÇA, F.; GIMENEZ, T. N. O ensino de línguas e a sociedade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2007. v. 7, n.1.
FONTOURA, M. M. Política e acção pública: entre uma regulação centralizada e uma regulação multipolar. Revista Portuguesa de Educação, 2008.
FOUCAULT, M. Entrevista a Alexandre Fontana. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p.12-13.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991
LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. São Paulo: Contexturas, APLIESP, 1999. n. 4, p. 13-24.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, 2006. vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr.
PAIVA, V. L. M. O. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa. In: STEVENS, C. M. T. e CUNHA, M. J.Caminhos e Colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: UnB, 2003. p.53- 84.
SAPIO, G. A LDB e a constituição brasileira de 1988: os dois pilares da atual legislação educacional nacional. Disponível em: <http://www.iunib.com/revista_juridica/2010/11/19/a-ldb-e-a-constituicao-brasileira-de-1988-os-dois-pilares-da-atual-legislacao-educacional-nacional/>. Acesso em: 5 Jul 2016.
SILVA, P. L. B.; MELO, M. A. B. O processo de implementação de políticas no Brasil: caracterísiticas e determinantes da avaliação e projetos. Cadernos Núcleo de estudos de políticas públicas, Campinas: Unicamp, 2000.
SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Porto Alegre: Caderno Sociologias, 2006.n. 16, p.20-45, jul/dez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.