n. 18 - INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o que dizem as pesquisas no Brasil e Uruguai

Autores

  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP http://orcid.org/0000-0002-4247-1447
  • Andrea Jimena Viera Gomez Universidade da República do Uruguai - Montevideo/ UR
  • Yliana Zeballos Fernandez Universidade da República do Uruguai - Montevideo/ UR
  • Caroline da Silva Benetti Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.53635

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Educação Inclusiva. Ensino Superior. Deficiência. Acessibildade.

Resumo

A Universidade se caracteriza como um importante espaço de desenvolvimento humano, devido ao acesso aos conhecimentos científicos e a possibilidade de apropriação da experiência acumulada pela humanidade. O acesso e permanência a todos os níveis educativos, incluindo o ensino superior, deve ser assegurado a todas as pessoas para a existência de uma sociedade menos desigual e excludente. Dada a relevância desta temática na atualidade, este artigo objetiva discutir as políticas públicas que apoiam o acesso e a permanência de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, nesta etapa de educação, em dois países da América Latina - Brasil e Uruguai. A localização dos documentos ocorreu em base dados disponíveis pelas agências governamentais dos países países investigados, a partir cruzamento das palavras-chave: deficiência, educação superior e inclusão, em três idiomas (português, inglês e espanhol). Os resultados evidenciaram que as produções uruguaias se concentraram em descrever a situação das pessoas com deficiência e sua participação no ensino superior, enquanto as brasileiras problematizavam a distância entre as políticas públicas e as formas de apoio institucional para o acesso e permanência de pessoas com deficiência, nesta etapa de Educação. De igual modo, apesar da baixa expressividade de publicações ambos países retrataram importantes indicativos de mobilização dos espaços universitários para se tornarem inclusivos.

Biografia do Autor

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Pedagoga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Atualmente está cursando pós-doutorado no Programa de Linguística da UFSCar. É coordenadora do Laboratório de Linguagem e Surdez - LaLis/Unesp e do projeto de pesquisa em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior (Edital No. 49/2012). É responsável pelo Anexo de Acordo de Pesquisa Internacional entre o Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista -Campus Marília/ Brasil e Faculdade de Psicologia da Universidade de La Republica do Uruguai/UR (Processo No. 418/2014). Demonstra produção de conhecimento nas áreas: Políticas Públicas, Educação Especial/Inclusiva, Formação de Professores, Educação Superior e Surdez. É vice-líder do grupo de pesquisa GEPDI/Cnpq (Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão)

Andrea Jimena Viera Gomez, Universidade da República do Uruguai - Montevideo/ UR

Psicologa e Doutora em Psicologia, Professoa da Faculdade de Psicologia e do Programa Pós-Graduação em Inclusão Social e Educativa/ Universidade de la República – UDELAR – Uruguai – UR / Campus Montevideo. É responsável pelo 1º Anexo de Acordo de Pesquisa Internacional firmado entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, no Brasil, e Faculdade de Psicologia da Universidade de La República – no Uruguai.

Yliana Zeballos Fernandez, Universidade da República do Uruguai - Montevideo/ UR

Psicologa e Mestre em Psicologia. Professora da Faculdade de Psicologia e do Programa Pós-Graduação em Inclusão Social e Educativa/ Universidade de la República – UDELAR – Uruguai – UR. Participa do 1º Anexo de Acordo de Pesquisa Internacional firmado entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, no Brasil, e Faculdade de Psicologia da Universidade de La República – no Uruguai

Caroline da Silva Benetti, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Psicóloga formada pela Faculdade de Ciências -Unesp/Campus Bauru. Foi bolsista so Programa Institucional Pesquisa de Iniciação Científica - CNpq. Desenvolveu projetos de extensão na área da Educação Esepcial e na área Organizacional e do Trabalho. É membro discente pesquisador do GEPDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Deficiência e Inclusão - cadastrado ao CNPQ e bolsista PIBIC

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Publicado

2017-11-27

Como Citar

Martins, S. E. S. de O., Gomez, A. J. V., Fernandez, Y. Z., & Benetti, C. da S. (2017). n. 18 - INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o que dizem as pesquisas no Brasil e Uruguai. Jornal De Políticas Educacionais, 11. https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.53635

Edição

Seção

Artigos