Caminhos teórico-metodológicos para pesquisas sobre Estado e educação: a política pública como “janela” e o uso de entrevista realista como procedimento metodológico

Autores

  • Iana Gomes de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v10i20.48630

Palavras-chave:

Estado, política educacional, metodologia

Resumo

Neste artigo, aponto contribuições teórico-metodológicas que podem ser úteis para pesquisadores interessados em investigar o Estado e educação. Para tanto, apresento, centralmente, duas contribuições. A primeira delas é o uso de uma política educacional como “janela” para pesquisas com esta temática. A segunda contribuição é a entrevista realista como o instrumento mais adequado para tornar viável o uso de uma política pública como efetivo campo empírico no estudo sobre Estado e educação. Além de apontar a potencialidade do uso destas ferramentas na análise proposta, apresento uma breve discussão acerca das transformações estatais e de suas implicações para o desenho metodológico de pesquisas que tenham como interesse o aparelho estatal. Como forma de exemplificar o uso das duas contribuições teórico-metodológicas apresentadas, descrevo, brevemente, uma pesquisa por mim realizada. Concluo, demonstrando, a fertilidade da política educacional como campo empírico e a entrevista realista como um consistente instrumento para este tipo de pesquisa.

Downloads

Publicado

2017-06-08

Como Citar

Gomes de Lima, I. (2017). Caminhos teórico-metodológicos para pesquisas sobre Estado e educação: a política pública como “janela” e o uso de entrevista realista como procedimento metodológico. Jornal De Políticas Educacionais, 10(20). https://doi.org/10.5380/jpe.v10i20.48630

Edição

Seção

Artigos