A permanência no ensino superior e as estratégias institucionais de enfrentamento da evasão

Sonia Maria Barbosa Dias, Silvio Luiz da Costa

Resumo


O artigo reflete o papel de políticas institucionais voltadas para a garantia da permanência e desempenho escolar no contexto da ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Considera a questão da evasão e as dificuldades enfrentadas, sobretudo dos alunos ingressantes e dos advindos de camadas antes alijadas do ensino superior. Relata experiências institucionais positivas para o sucesso escolar e coloca como desafio para a democratização do ensino superior a importância de se aliar a ampliação do acesso a políticas institucionais, que possibilitem a todos os acadêmicos condições propícias de inserção e desenvolvimento no ambiente universitário.


Palavras-chave


expansão no ensino superior, evasão no ensino superior, permanência no educação superior

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.38650

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br