A permanência no ensino superior e as estratégias institucionais de enfrentamento da evasão

Autores

  • Sonia Maria Barbosa Dias Universidade de São Paulo
  • Silvio Luiz da Costa Faculdade de Educação Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.38650

Palavras-chave:

expansão no ensino superior, evasão no ensino superior, permanência no educação superior

Resumo

O artigo reflete o papel de políticas institucionais voltadas para a garantia da permanência e desempenho escolar no contexto da ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Considera a questão da evasão e as dificuldades enfrentadas, sobretudo dos alunos ingressantes e dos advindos de camadas antes alijadas do ensino superior. Relata experiências institucionais positivas para o sucesso escolar e coloca como desafio para a democratização do ensino superior a importância de se aliar a ampliação do acesso a políticas institucionais, que possibilitem a todos os acadêmicos condições propícias de inserção e desenvolvimento no ambiente universitário.

Biografia do Autor

Sonia Maria Barbosa Dias, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da USP. Analista Pedagógica Editora FTD

Silvio Luiz da Costa, Faculdade de Educação Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da USP. Prof. da UNITAU e da Faculdade Dehoniana.

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Publicado

2016-05-18

Como Citar

Dias, S. M. B., & da Costa, S. L. (2016). A permanência no ensino superior e as estratégias institucionais de enfrentamento da evasão. Jornal De Políticas Educacionais, 9(17/18). https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.38650

Edição

Seção

Artigos