A permanência no ensino superior e as estratégias institucionais de enfrentamento da evasão
Resumo
O artigo reflete o papel de políticas institucionais voltadas para a garantia da permanência e desempenho escolar no contexto da ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Considera a questão da evasão e as dificuldades enfrentadas, sobretudo dos alunos ingressantes e dos advindos de camadas antes alijadas do ensino superior. Relata experiências institucionais positivas para o sucesso escolar e coloca como desafio para a democratização do ensino superior a importância de se aliar a ampliação do acesso a políticas institucionais, que possibilitem a todos os acadêmicos condições propícias de inserção e desenvolvimento no ambiente universitário.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.38650
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.
Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).
Contatos: +55 41 35356264
E-mail: jpe@ufpr.br