A política das políticas educacionais e seus atores

Autores

  • Paulo Sena Martins Câmara dos Deputados

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v8i15.35739

Palavras-chave:

política educacional, atores, poder executivo, poder legislativo, poder judiciário, movimentos sociais, esferas federativas.

Resumo

O presente trabalho analisa a gênese e a implementação das políticas educacionais, a partir da atuação de vários atores: os Poderes do Estado – Executivo, Legislativo e Judiciário -, os movimentos sociais educacionais e as representações das esferas federativas. Recorre-se aos processos de aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para ilustrar as interações dos atores e suas alianças e conflitos. Destaca-se o papel do Poder Legislativo no diálogo com as teses dos movimentos sociais e mediação de eventuais conflitos federativos.

Downloads

Como Citar

Sena Martins, P. (2014). A política das políticas educacionais e seus atores. Jornal De Políticas Educacionais, 8(15). https://doi.org/10.5380/jpe.v8i15.35739

Edição

Seção

Artigos