Política educacional pública e sindicalismo docente na Região Metropolitana de Curitiba (PR)

Autores

  • Andréa Barbosa Gouveia Universidade Federal do Paraná
  • Marcos Alexandre Ferraz Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v5i10.26293

Palavras-chave:

Política Pública, Financiamento da educação, Sindicalismo docente.

Resumo

As políticas educacionais brasileiras, nos anos 1990 orientaram-se pela descentralização e pela otimização de recursos, princípios, até então, pertinentes às reformas educacionais. Esta perspectiva estava em consonância com a cultura política que dialogava com poderes locais, este encontro ampliou a municipalização do ensino, construiu ummodelo de financiamento uniforme e colocou o controle dos recursos na agenda sindical docente. Em um momento de investida de políticas de localização do conflito, a atuação dos servidores nos conselhos de fiscalização de políticas públicas pôde produzir um cenário de invenção democrática. Este artigo avalia a organização dos professores da Região Metropolitana de Curitiba, diante desta agenda.

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Como Citar

Gouveia, A. B., & Ferraz, M. A. (2011). Política educacional pública e sindicalismo docente na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Jornal De Políticas Educacionais, 5(10). https://doi.org/10.5380/jpe.v5i10.26293

Edição

Seção

Artigos