Direito à educação em face do princípio da reserva possível: a importância dos instrumentos de controle social

Autores

  • Carlos Eduardo Moreira da Silva Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v5i9.25174

Palavras-chave:

Cláusula da reserva do possível, Direitos fundamentais, Educação infantil.

Resumo

O objetivo deste texto é discutir como os mecanismos e instrumentos de controle social podem contribuir para a efetivação do direito fundamental à educação de crianças de 0 a 5 anos. Optou-se pela realização de pesquisa qualitativa, por meio de análise da legislação educacional municipal e documentos diversos e entrevistas semi-estruturadas com servidores públicos municipais e presidentes de conselhos de educação. Conclui-se que os mecanismos e instrumentos de controle social podem contribuir para a efetivação do direito fundamental, por meio da reestruturação do plano de trabalho dos conselhos de Educação e do FUNDEB e a realização de eventos envolvendo segmentos da sociedade e do Estado. 

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Publicado

2011-11-29

Como Citar

Silva, C. E. M. da. (2011). Direito à educação em face do princípio da reserva possível: a importância dos instrumentos de controle social. Jornal De Políticas Educacionais, 5(9). https://doi.org/10.5380/jpe.v5i9.25174

Edição

Seção

Artigos