A organização da escolaridade em ciclos no contexto do Ensino Fundamental de Nove Anos: reflexões e perspectivas

Autores

  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Silvana Stremel Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v6i11.22150

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, ciclos, política educacional

Resumo

Este artigo discute aspectos relacionados à organização da escolaridade em ciclos no contexto da implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos. Apresenta uma contextualização da proposição dos ciclos nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, as possibilidades e desafios de sua implantação e ainda o papel das secretarias de educação, escolas e profissionais da Educação. Argumenta-se que a discussão sobre ciclos no contexto atual precisa ir além das discussões sobre a eliminação da reprovação e da aprendizagem enquanto um processo contínuo, pois a implantação dos ciclos nos anos iniciais pressupõe uma revisão ampla e profunda da concepção de currículo, avaliação, metodologia, organização do sistema de ensino, gestão da escola, relação escola-comunidade, formação continuada de professores, entre outros aspectos.

Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Silvana Stremel, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Como Citar

Mainardes, J., & Stremel, S. (2012). A organização da escolaridade em ciclos no contexto do Ensino Fundamental de Nove Anos: reflexões e perspectivas. Jornal De Políticas Educacionais, 6(11). https://doi.org/10.5380/jpe.v6i11.22150

Edição

Seção

Artigos