A relação do MEC com os entes federados na implantação do PDE/Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação: Tensões e Tendência

Autores

  • Lucia Camini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21827

Palavras-chave:

Federalismo, Políticas Públicas, Qualidade na Educação.

Resumo

O texto recupera a trajetória do federalismo no Brasil, discute a relação do MEC com os entes federados na política do PDE/Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação na fase inicial de sua implantação. os elementos apresentados evidenciam historicamente uma relação conflitiva entre os entes federados na divisão de recursos orçamentários e responsabilidades na manutenção e desenvolvimento das políticas públicas, com avanços e recuos. a estratégia do MEC na implantação do Plano busca estabelecer uma relação compartilhada com os entes federados por meio da adesão ao Plano de Metas e elaboração do Plano de  ações  articuladas, assumindo o compromisso com as diretrizes estabelecidas visando melhorar a qualidade da educação.  as evidências demonstram que o equilíbrio na relação federada, com respeito à autonomia e justa divisão de responsabilidades e recursos orçamentários ainda permanece como meta a ser atingida neste país social e regionalmente muito desigual.

Biografia do Autor

Lucia Camini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS

Downloads

Como Citar

Camini, L. (2010). A relação do MEC com os entes federados na implantação do PDE/Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação: Tensões e Tendência. Jornal De Políticas Educacionais, 4(8). https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21827

Edição

Seção

Artigos