MEDO, PARANOIA, MACARTHISMO E O SÉCULO XXI: USANDO O EPISÓDIO 22 DE ALÉM DA IMAGINAÇÃO EM SALA DE AULA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v67i1.59700

Palabras clave:

História, Educação, Cultura de Massa

Resumen

Este artigo pretende oferecer ao professor de História do ensino médio problematizações relativas à Guerra Fria, ao período macarthista e aos problemas do Brasil e do mundo no século XXI para o uso em sala de aula a partir do episódio de número 22 da série televisiva norte-americana Além da Imaginação. Para tanto, discutiremos a questão da televisão e sua forma específica de comunicação, sua utilização em sala de aula e os prós e contras em seu uso didático. Também discorremos sobre o período macarthista nos Estados Unidos e os reflexos deste na cultura e no cotidiano estadunidense. Depois explicitamos o episódio, apontando os principais pontos da história e seu desenvolvimento. Por último, indicamos ao professor formas de utilizar e problematizar o episódio completo em sala de aula e também suas partes.

Biografía del autor/a

Rodrigo Otávio dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias - Uninter

Professor titular do programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias da UNINTER

Doutor em História pela UFPR

Mestre em Tecnologia pela UTFPR

Graduado em História pela UFPR

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Santos, R. O. dos. (2018). MEDO, PARANOIA, MACARTHISMO E O SÉCULO XXI: USANDO O EPISÓDIO 22 DE ALÉM DA IMAGINAÇÃO EM SALA DE AULA. História: Questões & Debates, 67(1), 283–307. https://doi.org/10.5380/his.v67i1.59700