A PROVÍNCIA DO ESPÍRITO SANTO VERSUS “EPIDEMIAS REINANTES”: AÇÕES DE ESTADO E MOBILIZAÇÃO POPULAR NA PASSAGEM DA FEBRE AMARELA E DO CÓLERA (1850-1856)

Autores/as

  • Sebastião Pimentel Franco Universidade Federal do Espírito Santo
  • André Nogueira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v65i1.53896

Palabras clave:

Epidemias (Febre Amarela e Cólera), Assistência, Políticas Públicas de Saúde, Espírito Santo, Século XIX

Resumen

O presente artigo objetiva discutir as práticas de assistência e controle da Província do Espírito Santo no contexto das vagas epidêmicas da febre amarela e do cólera. Em consonância com as argumentações de Rosemberg (1992), a passagem de uma epidemia é uma experiência extrema e desconcertante, forçando uma modificação de hábitos sociais e das formas mais elementares de funcionamento daquela coletividade, além, obviamente, da dor e das mortes que provoca. Da mesma forma, uma epidemia também suscita ações e reflexões – “lições” nos termos do autor – multifacetadas para responder e “se livrar” dela. Assim, nos interessa analisar as ações do governo provincial para enfrentar a visita inconveniente das epidemias de febre amarela e cólera e as formas – igualmente várias e, em nada passivas – de manifestações da população da Província diante dessas doenças. Nossa interpretação está calcada na análise de documentação administrativa (correspondências, relatórios, etc) e nas notícias veiculadas pelo Correio da Victória, único jornal a circular na Província no período em tela.

Publicado

2017-07-12

Cómo citar

Franco, S. P., & Nogueira, A. (2017). A PROVÍNCIA DO ESPÍRITO SANTO VERSUS “EPIDEMIAS REINANTES”: AÇÕES DE ESTADO E MOBILIZAÇÃO POPULAR NA PASSAGEM DA FEBRE AMARELA E DO CÓLERA (1850-1856). História: Questões & Debates, 65(1), 207–233. https://doi.org/10.5380/his.v65i1.53896

Número

Sección

Dossiê: História da Assistência